25 de mar. de 2009

Inmetro firma parceria com centro de pesquisa da Alemanha

O presidente do Inmetro João Jornada e o Coordenador de Laboratórios e Infraestrutura da Diretoria de Metrologia Cientifica e Industrial do Inmetro, Carlos Alberto Achete receberam no dia 16 de março no campus de Xerém representantes do Centro de Pesquisa de Juelich, na Alemanha, para assinar o termo de cooperação para desenvolvimento de um equipamento de captação da energia solar mais eficiente e com preços mais acessíveis à população.

A idéia é que haja um intercâmbio de técnicos entre os dois países, com pesquisas complementares acontecendo nos laboratórios brasileiros e alemães.

"Este é um projeto ecologicamente correto e importante do ponto de vista econômico, visto que pode gerar uma grande redução nos gastos com energia", resumiu Jornada, após a assinatura do termo de cooperação.

Um dos maiores centros de pesquisa da Alemanha, o Juelich, atua nas mais diversas áreas de pesquisa e a previsão é que a parceria com o Inmetro seja estendida para outras áreas, como o centro de microscopia. "O Inmetro está colocando recursos próprios de metrologia e avaliação da conformidade para desenvolver utensílios que contribuam para preservar o meio ambiente", disse Jornada.


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa