21 de abr. de 2009

IEL consolida ações no Acre

Criado em 29 de Janeiro de 1998, o Instituto Euvaldo Lodi do Acre (IEL-AC), instituição integrante do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), foi inspirado na mentalidade inovadora, disseminada em países mais avançados, segundo a qual a parceria universidade-indústria é fundamental para dar sustentação ao desenvolvimento do setor produtivo. Desde então, o Instituto atua na perspectiva de que a inovação tem papel estratégico para tornar a indústria competitiva, e que investimento em inovação e novas tecnologias pela indústria é condição indispensável ao crescimento em uma economia globalizada...
Assim, o IEL/AC chega aos 10 anos com o compromisso de fortalecer suas ações para contribuir com o desenvolvimento do Estado. “O grande desafio para os próximos anos é intensificar as ações de consultoria e pesquisas e solidificar, cada vez mais, a interação entre a indústria e os centros de conhecimento”, diz João Francisco Salomão – presidente do Sistema FIEAC e diretor regional do IEL.
Nacionalmente criado em 29 de janeiro de 1969, pouco antes do boom econômico dos anos 70, o IEL é resultado de uma visão estratégica de industriais da época, que previam a necessidade de estimular avanços na gestão do setor para elevar a competitividade das empresas. No Acre, o IEL foi criado com o mesmo objetivo do Núcleo Central. Segundo a superintendente do IEL/AC, Socorro Bessa, a missão de promover a interação entre a indústria e os centros de conhecimento continua a mesma.
“Ao longo dos anos, o que mudou foi o modelo de atuação, resultado de um processo de evolução da instituição, que tem investido na capacitação dos profissionais com o objetivo de melhorar a atuação e desenvolver ações de gestão e inovação nas empresas industriais, como forma de garantir a competitividade, sustentabilidade e geração de emprego e renda”, conta Socorro Bessa.
Em 2006, o IEL no Acre, sintonizado com os ditames de competitividade, obteve a certificação NBR ISO 9001/2000, tendo como política da qualidade: “Contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento da indústria acreana garantindo a qualidade dos nossos processos internos na busca da melhoria contínua com foco na satisfação dos clientes”.
No desenvolvimento dessas ações, o IEL buscou, no decorrer de 2007, expandir e consolidar sua marca no interior do Estado, através de suas áreas Estágio, Pesquisas e Estudos Técnicos, Consultoria e Capacitação Empresarial.
Estágio
O IEL desenvolve em todo o Estado o Programa Estágio Empreendedor, atuando como agente de interação entre instituições de ensino e empresas públicas e privadas, intermediando a realização de estágio de estudantes de nível superior, médio e técnico profissionalizante, formalizando mediante convênio com instituições de ensino e empresas. Durante o estágio, o estudante tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos, aprendidos na escola, adquirindo a prática profissional necessária a sua formação.
“A prática do estágio é uma das melhores opções para as empresas identificarem novos talentos para seus negócios. O Programa de Estágio IEL Empreendedor é o centro de oportunidades para esse encontro”, explica a superintendente do IEL.
Pesquisas e Estudos Técnicos
O IEL possui profissionais altamente capacitados para apresentar as melhores oportunidades de investimentos para seu negócio. Os estudos e pesquisas do IEL se concentram nas principais funções da gestão – como uma ferramenta de apoio para o planejamento e a tomada de decisão na sua organização, com foco nos segmentos industriais, comerciais e de serviços.
Capacitação Empresarial
O Núcleo de Capacitação Empresarial do IEL objetiva capacitar, com excelência, executivos de empresas privadas, governamentais e de terceiro setor levando a eles, instrumental necessário para desenvolverem seus potenciais e agregar valor às organizações.
Por meio das ações que proporcionam conhecimentos aos empresários, gestores e dirigentes, o IEL contribui para a melhoria da produtividade e competitividade do setor industrial acreano.
Consultoria Empresarial
O IEL conta com uma equipe de consultores prontos para realizar consultorias em gestão para atender as necessidades específicas de empreendimentos produtivos.
Os consultores analisam a situação de cada empresa, acumulam informações, identificam possíveis problemas e apresentam soluções. A instituição possui um banco de consultores capacitados para contribuir com a melhoria da gestão empresarial e dos processos produtivos das empresas.
Um grande diferencial do IEL na área de consultoria é no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H). A instituição é a única no Estado que prepara as empresas para a certificação nesta área.
“As vitórias alcançadas até aqui são resultados de uma visão com foco no cliente, e de oferta de serviços de qualidade, pois o IEL está preparado para os novos desafios e para ser um grande parceiro das empresas industriais, nas ações voltadas à inovação e na melhoria da gestão, o que contribuirá para a elevação da sua competitividade no mercado”, analisa Salomão.


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa