21 de abr. de 2009

Exposição comemora o descobrimento do Brasil

No dia 22 de abril de 1500, a tripulação marítima de Pedro Álvares Cabral – não se sabe por descuido ou de forma premeditada – desviou da rota para às índias e atracou num grande morro, então denominado de Monte Pascoal, no litoral sul da Bahia. Assim se deu o 'descobrimento' da Ilha de Vera Cruz, que mais tarde viria a ser conhecida como Brasil, a terra do carnaval, do futebol e da Amazônia...

À bordo da caravela Vera Cruz e de outras doze embarcações, a tripulação de Pedro Álvares Cabral levava materiais europeus, que durante o primeiro contato com os indígenas, conforme a carta de Pero Vaz de Caminha, despertou o interesse dos nativos. Porém, na próxima quarta-feira, 22, os artigos que ganharão destaque não serão espelhos, pentes ou materiais em prata ou ouro.

A exposição 'Barcos, Velas e Sonhos' apresentará, no dia em que o Brasil comemora 509 anos, onze miniaturas de embarcações de várias épocas, dentre essas a primeira caravela construída em Portugal, no século XIII, e do Navio Presidente Vargas, aquele que fazia a travessia de pessoas para a ilha de Mosqueiro.

Todas as peças foram produzidas pelo artista João Henrique Félix Neto, que há muitos anos cultiva uma paixão por embarcações. O artista foi o fundador e o primeiro presidente do Sindicato de Pesca do Estado do Pará (Sinpesca). 'Meu envolvimento com o mar e com barcos já vem de muitos anos. Trabalhei por um longo tempo de minha vida com a atividade pesqueira, lidando diariamente com diferentes tipos de barcos e navios', explica João Henrique.

Cada miniatura leva cerca de quatro meses para ficar pronta. De acordo com o artista o processo é minucioso, dada a técnica utilizada, que dá ao artista a possibilidade de construir as réplicas de maneira fiel às embarcações originais. 'Algumas embarcações, como o Navio Presidente Vargas, eu conheci e lembro de muitos detalhes. Porém, para ser fiel ao formato original, eu sempre recorro a fotos e ilustrações, que me dão mais detalhes', conta.

O evento que celebrará os 509 anos do Brasil está sendo promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), pelo Centro das Indústrias do Pará (CIP) e pela Associação Comercial do Pará (ACP).

Serviço: O coquetel de abertura da exposição 'Barcos, Velas e Sonhos' será na próxima quarta-feira, 22, às 19h, no hall da Fiepa. As miniaturas ficarão em exposição no período de 22 a 30 de abril. As visitas são gratuitas e podem ser feitas no horário de 9h ás 19h.




0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa