31 de mar. de 2009

Programa que ajuda a promover o bem-estar de milhões de animais é lançado no Brasil

Direto da Sociedade Mundial de Proteção Animal
MAPA e a WSPA iniciam trabalho conjunto para reciclar treinamento de fiscais federais, estaduais e municipais em bem-estar animal
No próximo dia 2 de abril de 2009 terá lugar a cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Abate Humanitário – STEPS, em Brasília. É o marco inicial que resulta do Termo de Cooperação, firmado em janeiro de 2008 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), e visa implementar melhorias para o bem-estar dos animais de produção no Brasil. Na ocasião, o STEPS será abordado por Inácio Kroetz (Secretário de Defesa Agropecuária), Helinton Rocha (Secretário Substituto da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo), Antonio Augusto Silva (Diretor da WSPA Brasil), Daniel Boer (auditor da OSI no Brasil), Charli Ludtke (Gerente de Animais de Produção da WSPA Brasil) e Nelmon Oliveira da Costa (Diretor do Departamento de Inspeção dos Produtos de Origem Animal)...

O STEPS, uma iniciativa da WSPA, é uma reciclagem que tem por objetivo permitir um melhor entendimento da questão do bem-estar dos animais e a implementação dos dispositivos da legislação brasileira que incorporam as boas práticas, incluindo padrões internacionais, as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e da União Europeia.

– O acordo de cooperação do MAPA com a WSPA é uma oportunidade para os fiscais agropecuários do MAPA se atualizarem com informações referentes ao bem-estar dos animais de produção, atendendo aos requisitos de bem-estar estabelecidos pelos países importadores da carne brasileira. Temos certeza de que a utilização das boas práticas irá melhorar a rotina de manejo dos animais e facilitar o trabalho da fiscalização, além de ir ao encontro das novas diretrizes comerciais de bem-estar animal –, antecipa Nelmon Oliveira da Costa.

A construção do programa contou com a consultoria da Animal-i, que orientou a equipe da WSPA sobre os principais pontos que devem ser abordados no treinamento dos fiscais agropecuários, cujo foco será a forma humanitária de se fazer transporte de animais de produção, seu desembarque nos abatedouros, manejo, descanso nas baias ou currais e o abate humanitário em si.

– Estamos num momento muito favorável no Brasil para iniciar a implantação de programas que priorizem o bem-estar dos animais de produção. E é a primeira vez que temos a união de governos, associações que representam o setor de animais de produção e uma ONG de proteção animal, objetivando a construção de um programa brasileiro de treinamento adaptado à nossa realidade. Temos certeza de que o programa STEPS irá beneficiar não só as condições dos animais no abate, como também toda a cadeia de produção, incluindo fazendas, agroindústrias, redes de mercados e governos. Padrões mais elevados de bem-estar no manejo dos animais também representam menos perdas e mais abertura d e mercados –, avalia Charli Ludtke.

O primeiro grupo de fiscais (federais, estaduais e municipais) que serão treinados é de Santa Catarina, um dos maiores estados produtores do Brasil. Em maio, a equipe da WSPA inicia o treinamento desse grupo com o auxílio de vasto material audiovisual (DVDs) e impresso (manuais), totalmente adaptados à realidade brasileira. Bovinos, aves e suínos serão as espécies abordadas nos treinamentos, que posteriormente serão ministrados aos fiscais dos estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de São Paulo.

Apesar de estar sendo implementado no Brasil, o Programa Nacional de Abate Humanitário - STEPS tem alcance além das fronteiras brasileiras. Ao elevar os níveis de bem-estar dos animais de produção, levando em conta os padrões europeus, o Brasil que é um dos maiores produtores de animais do mundo, certamente influenciará de forma positiva outras nações da América Latina que buscam aprimorar o manejo e o tratamento dos animais.

Programa:

15h – Abertura com os integrantes da mesa

16h – Palestra Daniel Boer, Auditor da OSI no Brasil

16h15 – Palestra Dra. Charli Ludtke, Gerente de Animais de Produção da WSPA Brasil

16h30 – Debate

17h – Encerramento com coquetel de confraternização



0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa