31 de mar. de 2009

Campos de Cima da Serra Gaúcha terá turismo sustentável

Município de São José dos Ausentes será sede da primeira Oficina de Gestão Sustentável

Natureza exuberante da Serra Gaúcha exige esforço de conservação
São José dos Ausentes - Reconhecido pelas suas paisagens exuberantes, pelo clima frio e pelo aconchego das pousadas rurais, o município de São José dos Ausentes, localizado a 233 quilômetros de Porto Alegre, é uma das âncoras do turismo na Serra Gaúcha. Nesta terça-feira (31), o Sebrae no Rio Grande do Sul, promove, das 9h às 17h, na Secretaria Municipal de Turismo, localizada no trevo da BR 285, a primeira Oficina de Gestão Sustentável do município...

O evento, promovido pelo projeto Rota dos Tropeiros na Região dos Campos de Cima da Serra Gaúcha, tem como objetivo sensibilizar os empresários da região a implementarem a Norma Brasileira do Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem (NBR 15.401) nos seus empreendimentos.

De acordo com a gestora do Projeto Rota dos Tropeiros na Região dos Campos de Cima da Serra, Luciana Thomé, 11 pousadas rurais do município devem participar da oficina. “Estamos utilizando a metodologia do Programa Bem Receber, fruto de uma parceria entre o Sebrae Nacional e o Ministério do Turismo, adequando-a para o turismo rural sustentável”, explica.

Luciana lembra que iniciativas como essas são importantes porque envolvem o poder público, a iniciativa privada, entidades e instituições voltadas ao turismo. Conforme a gestora, a Pousada Parque das Cascatas, de São Francisco de Paula, e a Pousada Vista Alegre, de Jaquirana, também formam o grupo de empreendedores que se dedicarão à sustentabilidade em seus negócios, juntamente com a iniciativa desenvolvida em São José dos Ausentes.

O objetivo da oficina, segundo Luciana, é sensibilizar os empresários para dar início à implementação das Boas Práticas de Gestão da Sustentabilidade, orientada pela NBR 15.401. “O Sebrae atua no Rio Grande do Sul, desde 2007, com a implantação da norma nas regiões Hortênsias e Uva e Vinho, em 30 micro e pequenas empresas do setor hoteleiro. Nos Campos de Cima da Serra, priorizamos a ação na Rota dos Tropeiros, considerando as características ambientais muito fortes, pois dentro das próprias fazendas já observamos a vocação dos empresários para trabalhar com sustentabilidade”, explica.

O secretário de Turismo de São José dos Ausentes, Alziro Rocha, destaca a importância da atividade para a região. “A qualificação voltada ao turismo rural é fundamental para que a relação com o meio ambiente seja cada vez mais saudável. Estamos nos beneficiando com as belezas naturais, mas precisamos dar um retorno positivo para essa natureza cuidando dela, para que as futuras gerações possam usufruir disso também”, afirma.

O secretário ressalta que a expectativa é de que os empresários rurais entendam a importância de se aplicar a sustentabilidade. “Esperamos que haja uma interação dos empresários e que consigam entender que a implantação das normas beneficiará a todos”, aponta.

Roseli Azi Nascimento, consultora do Sebrae/RS, destaca que a oficina mostra aos empresários o funcionamento da implementação da NBR 15.401. “Trabalharemos o princípio da sustentabilidade e as etapas que serão desenvolvidas com o grupo ao longo do ano, aplicando ações de sustentabilidade dentro das empresas rurais, com mudanças de comportamento no dia a dia e aprimorando o que algumas empresas já vêm desenvolvendo”, diz.

Serão realizados encontros em conjunto e acompanhamento individual por empresa ao longo deste ano. “Buscaremos a gestão para a sustentabilidade. As empresas que se qualificarem nesse sistema poderão sair na frente das outras”, complementa Roseli.

O projeto Rota dos Tropeiros na Região dos Campos de Cima da Serra reúne 70 micro e pequenas empresas de meios de hospedagens, gastronomia, empreendimentos rurais, agências de viagens e associações de artesãos dos municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria. O objetivo é formatar a Rota dos Tropeiros na Região dos Campos de Cima da Serra e ampliar o número de clientes nas empresas, consolidando a região como um destino turístico sustentável.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS - (51) 3216-5165 ou 3216-5182
Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800
Sebrae Serra Gaúcha - (54) 3328-2744


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa