30 de mar. de 2009

IV Circuito de Teatro Português traz três espetáculos a São Paulo

A produtora paulista Creusa Borges é a idealizadora do projeto que busca promover o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal.

Entre os dias 20 e 25 de abril, três peças teatrais de companhias portuguesas serão levadas aos palcos de São Paulo, capital, e das seguintes cidades da região do ABC paulista: Diadema, Mauá, São Bernardo do Campo e São Caetano.

As apresentações integram o IV Circuito do Teatro Português, idealizado pela produtora e diretora do Grupo Dragão7, Creusa Borges, que também faz parte da Cooperativa Cultural Brasileira...

Em maio, será a vez dos brasileiros. Dois grupos vão se apresentar em Portugal, a Cia Fato, que vai levar aos palcos daquele país a peça “Soltando os cachorros”, e grupo Casa Amarela, da cidade de Catanduva, interior paulista, com o espetáculo “Candim”, sobre a vida do pintor brasileiro Cândido Portinari.

Tudo começou com um convite para comer bacalhau

Em entrevista por telefone, concedida ao Portugal Digital, Creusa Borges conta que o projeto do Circuito de Teatro Português surgiu em 1997, quando ela estava em viagem na Espanha e foi convidada para comer um bacalhau em Portugal. “ Onze meses depois, já estava participando, em Portugal, da Expo 98, feira cultural que se realiza de seis em seis anos, representando o Brasil”.

Daí para a frente, ela começou a mandar espetáculos brasileiros para Portugal, onde eram muito bem recebidos pelo público e pela crítica, porém os portugueses se queixaram de que eles acolhiam os brasileiros mas não havia contrapartida em relação aos grupos de lá.

Considerando justa tal ponderação, em 2003, ela trouxe ao Brasil uma companhia portuguesa, para se apresentar aqui. O intercâmbio começava a se consolidar.

“Foi quando o intercâmbio entre os dois países se fortaleceu. Em 2004, completamos a troca com a Cia de Teatro Art’Ímagem do Porto, que recebe todos os anos duas ou três companhias brasileiras nos festivais que organiza na cidade do Porto e da Maia,” conta a produtora.

Ainda em 2004, alem do Art`Ímagem, ela trouxe ao Brasil a Cia de Teatro de Braga que, passou, assim, a ser mais um parceiro no projeto de intercambio com Portugal criado em São Paulo.

Segundo Creusa Borges, “o projeto contempla o segmento das artes cênicas e foi criado para estreitar as relações culturais entre Brasil e Portugal e enriquecer a integração entre artistas e grupos de teatro, com o desejo de estendê-lo aos outros países da cena lusófona como Angola e Moçambique”.

No ano que vem, Angola já passará a fazer parte do circuito. Esse intercâmbio busca o estreitamento das relações artísticas através das ações institucionais de Brasil e Portugal, proporcionando a abertura de mercado para atores e companhias do teatro brasileiro, além de ampliar o conhecimento artístico e o reconhecimento de nossas identidades culturais, acrescenta a idealizadora do projeto.

Calendário e local das apresentações

As peças que integram o festival serão apresentados de acordo com o seguinte calendário:

As Bacantes

21/04/2009 - Teatro Oficina, Rua Jaceguai, 520, Bexiga, São Paulo, SP, Brasil.

Janis e a Tartaruga

21/04/2009 - Teatro Cacilda Becker, Praça Samuel Sabatini, 50, Centro, São Bernardo do Campo, SP, Brasil.

22/04/2009 – Teatro Municipal Santos Dumont, Avenida Goiás, 1111, Centro, São Caetano do Sul, SP, Brasil.

Ibéria - A louca história de uma península

20 e 21/04/2009 - Teatro Municipal de Mauá, Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia, Mauá, SP, Brasil. Workshop dia 20 e apresentação do espetáculo dia 21.

25/04/2009 – Teatro Clara Nunes, Rua Graciosa, 300, Praça da Moça, Centro, Diadema, SP, Brasil. Workshop no período da manha.


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa