30 de mar. de 2009

China lança fabricante de motores para aviões comerciais de grande porte

Direto da Câmara Brasil-China

Uma empresa estabelecida em Shanghai neste domingo irá produzir motores para aeronaves de grande porte, a fim de que a China diminua a dependência de fornecedores do exterior.

A AVIC Commercial Aircraft Engine Co. Ltd (ACAE) irá se focar em pesquisa, desenvolvimento, produção, vendas, manuntenção, serviços e consultoria em tecnologia para motores de jatos e produtos relacionados, segundo explicou o gerente da companhia, Zhang Jian...

A estatal Aviation Industry Corp. of China (AVIC) detém 40% da ACAE, registrada com um capital de 6 bilhões de yuans (US$ 887 milhões).

As fabricantes de produtos elétricos Shanghai Electric Group e Shanghai Guosheng Group, ambas braços do governo municipal de Shanghai, detêm 15% da nova empresa, cada uma.

"Nós convidamos investidores globais, especialmente do setor privado, a fim de que estes tomassem 30% da ACAE", disse o vice-presidente da comissão de diretores, Tan Ruisong.

A implantação da nova companhia é um outro passo rumo ao desenvolvimento da indústria de aviação comercial da China, após o estabelecimento da Commercial Aircraft Corp. of China Ltd, ocorrido em maio do ano passado.

O plano é lançar no mercado aviões com pelo menos 150 assentos até 2020.

"Poderá levar 20 anos até que a China possa desenvolver um motor para acionar o primeiro avião de grande porte nacional", avalia o especista Liu Daxiang, que trabalha junto à AVIC, o líder na fabricação de aeronaves do país.

De acordo com analistas chineses, o desenvolvimento de motores para aeronaves quebrará o monopólio de empresas estrangeiras, como a GE, a Rolls-Royce e a Pratt & Whitney Group.

A indústria deste porte também irá estimular o crescimento de outros setores, como o de eletrônicos, controladores digitais e de materiais compostos.

Até agora, a China apenas produziu motores para aviões militares.


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa