16 de mar. de 2009

Seminário amplia interesse no mercado árabe

As palestras de Michel Alaby, da Câmara Árabe, sobre oportunidades de negócios nos países árabes, despertaram o interesse dos empresários do Mato Grosso no potencial da região.
Marina Sarruf marina.sarruf@anba.com.br
Divulgação/Fiemt Divulgação/Fiemt

Alaby falou sobre os hábitos dos árabes ao negociar
São Paulo – O seminário “Oportunidades de Negócios com os Países Árabes”, apresentado pelo secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, na semana passada em Mato Grosso, ampliou o interesse dos empresários das cidades de Cuiabá e Sinop em conhecer mais sobre o potencial do mercado árabe. “A partir do momento que se apresenta o potencial de consumo dos árabes, isso desperta um maior interesse dos empresários em saber e conhecer mais o mercado”, afirmou José Eduardo Pinto, presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmade).

Segundo ele, o sucesso da palestra foi tanto que empresários começaram a pensar em se inscrever para participar da missão comercial do estado à China que terá uma escala de dois dias em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. “Com certeza teremos novas inscrições”, disse o presidente, que acredita que ainda há muito espaço para as empresas do setor no mercado árabe.

Com uma platéia de cerca de 70 pessoas em Sinop, na sexta-feira (13), Alaby afirmou que houve muitas perguntas sobre os setores de madeira, construção e alimentos. “Apresentei a Feira Internacional de Trípoli (na Líbia) e convidei as empresas a mandarem catálogos e material”, disse o secretário-geral sobre o evento que é multissetorial e será realizado no início de abril.

Divulgação/Fiemt Divulgação/Fiemt

Mato Grosso fará missão a Dubai e à China
A mesma apresentação foi realizada na quinta-feira (12) em Cuiabá, capital, onde compareceram por volta de 60 empresários de pequeno e médio portes, principalmente dos setores madeireiro e moveleiro. “Eu considero que foi um sucesso”, afirmou José Carlos Dorte, superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).

De acordo com ele, as exportações mato-grossenses para os países árabes vêm crescendo muito nos últimos anos, mas ainda representam pouco. De 2000 para 2008, as vendas saíram de US$ 7,89 milhões para US$ 408,37 milhões.

Além das oportunidades de negócios, Alaby falou sobre alguns fatores que contribuem para facilitar as negociações entre árabes e brasileiros, como o ritmo mais lento na tomada de decisões por parte dos árabes e da importância de se estabelecer uma amizade para fechar negócios.

“O pessoal ficou surpreso com a apresentação. Para nós, isso é novidade. Não é sempre que vem alguém de uma Câmara de Comércio falar aqui”, disse o superintendente. De acordo com ele, começar a exportar é uma questão de oportunidade e é isso que a Fiemt quer mostrar para os empresários. “Queremos que nossos empresários conheçam novos mercados”, acrescentou.


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa