16 de mar. de 2009

O chá é árabe, o bule é brasileiro

A Riva, empresa gaúcha de utensílios domésticos, premiada internacionalmente pelo design dos seus produtos, exporta para quatro países árabes. As peças em aço inox e prata fazem sucesso na região.
Isaura Daniel isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – O café, o pão e o chá foram feitos na cozinha da família, que é árabe. Mas o jogo de chá e café, o saleiro, o pimenteiro e as jarras que estão à mesa são brasileiros. Uma indústria gaúcha está exportando utensílios domésticos finos para os países árabes. A empresa se chama Riva, tem sede em Caxias do Sul, é premiada internacionalmente e conhecida pelo design criativo e sofisticado dos seus produtos. Os árabes que compram os artigos são dos Emirados Árabes Unidos, Síria, Arábia Saudita e Líbano.

Divulgação Divulgação

Riva exporta castiçais aos árabes
De acordo Rubens Simões, designer e diretor da Riva, as vendas para o mundo árabe começaram em 2006 pelo Líbano. Os libaneses se depararam com os produtos da Riva na Feira Internacional de Artigos para Casa (Macef), em Milão, na Itália, e ficaram encantados com o design dos produtos. “Naquele mesmo ano, o jogo de saleiro e pimenteiro Murazzo foi premiado com o alemão IFC Product Design Award, considerado o Oscar do design, o que contribuiu para o interesse dos estrangeiros”, conta Simões.

A Riva produz os mais diversos objetos utilitários e multifuncionais em prata e aço inox, entre eles faqueiros, bandejas e açucareiros. Os que mais exporta para os árabes são os para servir à mesa, como jogo de chá e café, champanheira, saleiro, pimenteiro, jarras e castiçais. Eles são comercializados em lojas de presentes, casamentos, de design e especializadas em objetos gourmet. Simões acredita que o que tem determinado o sucesso dos produtos no mundo árabe é o design das peças da Riva.

Divulgação Divulgação

Sopeira da Riva foi premiada
Nos Emirados, os artigos da Riva estão na loja Bloomingdale’s, de Dubai, e são utilizados no Hotel Queens. Na Síria quem distribui os objetos é a trading Al Marjes Trading Company, que, segundo Simões, já os vendeu para xeques, celebridades e autoridades locais. O designer conta que os árabes têm preferência por peças em aço inoxidável, em função do brilho das peças, e pelas que têm acabamento em prata. A Riva espera crescer ainda mais no mercado árabe em função do novo centro de distribuição, aberto em Milão.

Além do IFC Product Design Award, conquistado em 2006, a Riva também foi premiada, em 2008, no Red Dot, pela linha Arthur Casas by Riva, com sopeira, bandeja e faqueiro. Ao lado do IFC, está entre os prêmios de design mais badalados do mundo. A empresa foi criada em 1988 e produz cerca de 600 itens. Além dos países árabes, os produtos também chegam ao mercado brasileiro, Argentina, Alemanha, Angola, Bélgica, Chile, Chipre, Estados Unidos, Grécia, Itália, Israel, Nicarágua, Panamá, Porto Rico e Venezuela.

Contato:

Riva
Telefone: +55 (54) 3227-1400
Site: www.riva.com.br


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa