República de ambos os países em 2006 em reciprocidade ao Ano do Brasil na França (2005).
O Ano da França no Brasil proporciona à França a oportunidade de
apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes facetas de sua cultura e seu estágio atual de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento.
A implementação do Ano é resultado da cooperação entre agentes
governamentais, do setor privado, profissionais da cultura, artistas,
intelectuais, pesquisadores, sociedade civil e mídia dos dois países.
Na França, as ações do Ano da França no Brasil são da competência do
Ministério das Relações Exteriores e Européias. A programação é da
responsabilidade do Comissariado francês do Ano, apoiado pelas equipes da Culturesfrance — agência do Ministério das Relações Exteriores e Européias e do Ministério da Cultura e da Comunicação —, no tocante aos intercâmbios culturais internacionais. Um comitê interministerial terá, também, a função de apoiar o Comissariado.
No Brasil, a execução do Ano da França cabe aos Ministérios da Cultura e
das Relações Exteriores, com a participação de outras entidades publicas e privadas federais, estaduais ou municipais.
1. Orientações gerais
A programação será elaborada, pelos dois Comissariados, com base em três conceitos:
- A França hoje: criação artística, inovação tecnológica; pesquisa científica; debate de idéias; dinamismo econômico.
- A França diversa: diversidade da sociedade francesa, diversidade de saberes, diversidade regional.
- A França aberta: busca de parcerias franco-brasileiras que devem inspirar os projetos; parcerias franco-brasileiras com outros países do mundo (África, Caribe, América Latina); debates sobre os grandes temas da globalização.
O Ano da França no Brasil pretende atingir a maior abrangência e diversidade geográfica e de público possível. Prevê-se a organização de manifestações itinerantes e de eventos populares de grande porte, especialmente para as cerimônias de abertura e encerramento. Nesse sentido, serão mobilizadas cooperações descentralizadas entre regiões francesas e brasileiras. Enfim, a organização de campanha de divulgação de amplo espectro pela mídia brasileira possibilitará ao Ano da França no Brasil a visibilidade necessária.
2. Datas e organização
Datas: 21 de abril a 15 de novembro 2009.
Presidente do Comissariado brasileiro: Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do SESC São Paulo.
Presidente do Comissariado Francês: Yves Saint-Geours, Embaixador, Presidente do Grand Palais de Paris. Comissária-geral francesa: Anne Louyot, diplomata (Conselheira). Presiden te do Comitê de Patrocinadores Franceses: Gilles Benoist, Diretor Geral da CNP Assurances, que ocupou a presidência desse mesmo comitê por ocasião do Ano do Brasil na França.
Operador francês:
Culturesfrance, 1bis, Avenue de Villars, 75007 Paris.
Presidente: Jacques Blot. Diretor: Olivier Poivre d’Arvor.
Contato: 00 33 1 53 69 33 31 – e-mail mir@culturesfrance.com
Operadores brasileiros:
Ministério da Cultura, Diretoria de Relações Internacionais, Esplanada dos Ministérios Bloco B 4º Andar, Brasília – DF 70068-900 Diretor de Relações Internacionais: Marcelo Coutinho Contato: 55 61 3316-2065 / 3411-6713 – e-mail dri@minc.gov.br Ministério das Relações Exteriores, Departamento Cultural, Esplanada dos Ministérios Palácio do Itamaraty, Anexo II, Brasília – DF 70170-900 Diretor: Embaixador Paulo Cesar Meira de Vasconcellos
Contato: 55 61 3411-6713 – e-mail: pmeira@mre.gov.br
3. Divulgação oficial
A divulgação das atividades do Ano da França no Brasil é da responsabilidade dos parceiros oficiais que para isso poderão recorrer aos serviços de agências especializadas.
Os projetos chancelados pelos dois comissariados, e seus
patrocinadores, serão divulgados no âmbito da campanha oficial.
4. Chancela de projetos
Os projetos serão submetidos à aprovação dos Comissariados dos dois países.
Os projetos apresentados pelos operadores franceses serão examinados pelo Comissariado francês, instalado na França na Culturesfrance; os projetos apresentados no Brasil serão analisados pelo Comissariado brasileiro, instalado na Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura do Brasil.
Os projetos devem seguir os seguintes critérios:
- Conteúdo: respeitar as Orientações gerais da programação, acima
mencionadas;
- Modalidades: basear-se em uma parceria entre franceses e brasileiros e
incluir, sempre que possível, uma forte dimensão de intercâmbio e
capacitação, permitindo a perenidade do projeto;
- Financiamento: dispor de patrocínio ou de uma estratégia consistente de
captação de recursos. Uma vez chancelados, os Comissariados poderão
recomendar os projetos a patrocinadores.
Os projetos chancelados serão consignados nas atas das reuniões dos dois comissariados.
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