20 de mar. de 2009

Quatro estudantes brasileiros são agraciados com o prêmio iF Concept Award

Estudantes brasileiros da área de design integram os 100 premiados iF Concept Award 2009, considerado o principal prêmio europeu para estudantes. Ao todo, foram quatro projetos de estudantes que receberam apoio do Programa Design & Excellence Brazil (DEBrazil), que é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e coordenado pelo Centro de Design Paraná.

Ao todo, concorreram 3,2 mil projetos de 39 países. Os jurados que participaram da edição 2009 são profissionais de países do Reino Unido, Itália, Alemanha e Espanha.

Os projetos premiados são: Ballesta (furadeira elétrica sem fio de uso doméstico para pessoas com pouca experiência no emprego de ferramentas), criado pelos universitários Daniel da Silva Scarpim, Fernando Pretti e Rafael Aoki, da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban); Bateria Nômade (voltada para músicos que transportam com freqüência o instrumento, sendo que seu principal diferencial seu sistema de sustentação), produzidos pelo estudante André Guerra, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); HEROes (linha de cadeiras de rodas esportivas voltada pessoas com restrições motoras possam participar da prática de esportes, feita pelo estudante Jairo da Costa Junior, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali); e o Triciclo Trivia, equipado com motor elétrico na roda dianteira e um sistema de pedais que funciona como uma máquina de “step”, e não polui o ar, desenvolvido pelos universitários Felipe Degasperi Aranega, Felipe Andretta Costacurta e Sergio Tadeu Almeida, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

DEBrazil

Criado em 2003, com o programa DEBrazil tem o objetivo de promover o design brasileiro no exterior e apóia ainda a participação de produtos nacionais no iF Product Design Award, que premiou 19 brasileiros na edição deste ano. Considerado pelos críticos o principal prêmio do design europeu, o iF Product Design Award 2009 teve 802 premiados.

Além do suporte para tradução dos projetos para o inglês e o alemão, os estudantes contaram com o apoio para envio do material para a Alemanha, país sede do iF, e todas as orientações quanto às exigências do edital do prêmio para elaboração dos trabalhos.

No total, 144 projetos brasileiros se inscreveram em 2009 no DEBrazil, que viabiliza a participação do estudantes no iF Concept Award. Desses, 107 receberam apoio para a inscrição e 11 ficaram entre os finalistas do prêmio europeu para estudantes.

Para saber mais sobre o DEBrazil acesse www.designbrasil.org.br/debrazil.

Mais informações para imprensa:
Aline Cruz Moura
Assessoria de Comunicação do MDIC
(61) 2109-7198

Juliane Ferreira
INTERACT Comunicação Empresarial
(41) 3079-2719



Read more!

19 de mar. de 2009

Jogaram areia no nosso etanol

Da Gazeta Mercantil de hoje:
“EUA: Obama quer um milhão de carros elétricos até 2015
SÃO PAULO, 19 de março de 2009 - O presidente americano, Barack Obama, anunciou hoje que disponibilizaria US$ 2,4 bilhões para apoiar o desenvolvimento de automóveis elétricos, estabelecendo a meta de colocar um milhão de carros deste tipo nas ruas do país até 2015.
De Pomona, na Califórnia, Obama anunciou também um crédito de US$ 7.500 para os americanos que decidirem adquirir um carro elétrico.”
Pois é, Lula viu Obama. Obama viu Lula. E daí? Daí, nada. Pelo menos no caso do etanol, o melhor é enfiar a viola no saco e esperar ou, procurar algum outro mercado do tamanho daquele. E com esta história, continuamos acendendo vela para defunto ruim e não conseguimos impor nada além-fronteiras, aqui residindo a velha Rodada de Doha. Acho mesmo, que se o Brasil quisesse impor-se mundialmente, deveria é praticar a Rodada da Baiana. É isso mesmo, rodar a baiana. Enquanto isso, quem pode estar já, comemorando antecipadamente alguns futuros frutos, é o presidente boliviano Evo Morales. Afinal, coincidentemente, a Bolívia está sentada em uma gigantesca mina de silício e, mais coincidentemente ainda, este é um componente fundamental para as baterias, estas por sua vez, usadas em veículos elétricos e aqui, fazemos um loop e voltamos ao começo da reportagem. Como é que fica agora a exploração da camada do pré-sal? E o Hugo Chavez? Na eventualidade do projeto dos carros elétricos vingar, as exportações venezuelanas para os Estados Unidos, cairão vertiginosamente. É curioso como o mundo dá voltas. Há alguns anos, dizia-se que faltaria petróleo no mundo. Hoje, parece que vai sobrar.



Read more!

Atividade nos portos cai com queda no comércio

19/03 - A crise global reduziu exportações e importações e atingiu em cheio a atividade nos portos brasileiros neste início de ano. O volume de cargas gerais - produtos de alto valor agregado, transportados em contêineres - teve queda de 25% no primeiro bimestre em comparação ao mesmo período do ano passado. Os embarques de minério de ferro e celulose diminuíram quase 30% e os de produtos siderúrgicos, 50%. Na importação, os volumes da nafta petroquímica caíram 50% e os de fertilizantes, mais de 80%.

A única boa notícia é que já há sinais de melhora em março, embora tímidos. Agentes marítimos registraram ligeiro aumento no número de navios que transportam minério de ferro para a China. Também melhorou o fluxo de embarcações na importação carregadas com fertilizantes nos portos do Sul do país.

A queda nos volumes de comércio no primeiro bimestre se refletiu nas empresas de navegação e derrubou os fretes e o aluguel de navios. O frete de uma carga de granel líquido na rota Santos-Caribe, que era de US$ 55 por tonelada em setembro, está hoje na faixa de US$ 45, queda de 19%. O minério de ferro na rota Brasil-China foi uma das cargas cujo frete mais caiu: de US$ 100 por tonelada antes da crise para US$ 21 por tonelada, 80% a menos. Para contêineres na rota Brasil-Angola, o frete era de US$ 3,6 mil por unidade em outubro e hoje está em US$ 2,9 mil. Ontem, a companhia alemã Hamburg Süd, que controla a brasileira Aliança, informou que vai reajustar os fretes nos serviços da Europa e América do Norte, em razão de as tarifas terem atingido "um nível que já não cobre os custos".

Com a queda do comércio global, muitos armadores ancoraram parte da frota e fizeram ajustes para cortar custos. Pelo menos mil navios de contêineres estariam parados no mundo por falta de demanda.

O Porto de Suape (PE) pode ser uma exceção: trabalha com expectativa de crescer pelo menos 10% na movimentação de cargas na comparação com 2008, porque novos carregamentos já estão fechados, como minério de ferro da Mhag, coque e trigo da Bunge, cujo moinho entra em operação em abril.

Valor Econômico



Read more!

Fabricantes brasileiros negociam US$ 2,2 milhões nos Emirados Árabes Unidos

A estratégia de ampliar as rotas de comércio tem sido levada a risca pelas indústrias odontológicas para criar oportunidades e burlar a crise. Em três dias (10 a 12 de março), dez empresas do segmento alinhavaram US$ 2,2 milhões em exportações, entre contratos efetivos e prospecção de vendas para os próximos 12 meses. O balcão de negócios foi a 13ª Feira e Conferência Internacional de Odontologia (AEEDC), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. No período, a comitiva brasileira apresentou produtos e equipamentos para importadores de 37 nacionalidades, sendo 40% de origem árabe. Entre os países compradores estão Kuwait, Catar, Omã e Emirados Árabes Unidos. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) e da Apex-Brasil, responsáveis pela participação brasileira no encontro, apontam ainda países africanos, asiáticos e europeus entre os mercados com maior abertura à tecnologia do Brasil.

Fonte: assessoria de imprensa da ABIMO



Read more!

Crise impulsiona marketing em pontos-de-venda

Rafael D’Andrea,
sócio da ToolBox
O período de turbulência na economia global está impulsionando o marketing nos pontos-de-venda. As empresas buscam aumentar as vendas e apostam em ações comunicacionais de curto prazo, diz Rafael D’Andrea, sócio da ToolBox Métricas de Ponto de-Venda. Ele se revela otimista em relação ao desempenho do segmento em 2009.

“Existem pesquisas e artigos nos Estados Unidos e no Brasil que mostram que haverá neste ano um corte de peso nas verbas de marketing de forma geral, mas boa parte deverá migrar para pontos-de-venda e promoções. As empresas tendem a direcionar os recursos para as ações que dão impacto no curto prazo. Pode haver até crescimento dessas iniciativas”, disse D’Andrea, que participou nesta quinta-feira (19/03) do comitê de Marketing da Amcham-São Paulo. Saiba mais...




Read more!

Produtos brasileiros são premiados no “oscar” do design

Em sua sexta edição, o prêmio alemão iF Product Design Award 2009, considerado o “Oscar do design”, agraciou 19 produtos brasileiros entre os 100 premiados. O prêmio pertence ao programa Design Excellence Brazil (DE Brazil) e é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Entre os agraciados se destacam as pequenas empresas que apostam no design como diferencial dos produtos. Além disso, produtos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas foram premiados, como fechaduras e puxadores, luminárias e lavadoras de roupa, entre outros.

Segundo a coordenadora do Programa Brasileiro do Design, Fernanda Messias, os agraciados desta edição reforçam ainda mais o programa Design Excellence Brazil.

DEBrazil

Nesta edição, os premiados se inscreveram no prêmio por meio do Design & Excellence Brazil (DEBrazil), programa que desde 2003 viabiliza a participação de criações brasileiras no iF Product. Ao todo, inscreveram-se 2.808 produtos de 39 países.

Sob a coordenação do Centro de Design Paraná, o DEBrazil promove o reconhecimento internacional do design brasileiro e difunde no país uma cultura de exportação de produtos de valor agregado. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Exposição

Os vencedores ficarão em exposição de março a agosto, em Hannover, na Alemanha. A abertura da mostra ocorre paralelamente à CeBIT, maior feira de tecnologia do mundo. A organização do prêmio estima que durante esse período cerca de 300 mil pessoas visitem a exposição.

O site do Design & Excellence Brazil está com uma exposição virtual dos 19 produtos brasileiros vencedores do iF Product Design Award 2009. No link www.designbrasil.org.br/debrazil/premiados_2009, o internauta pode acessar a foto e o nome de cada vencedor brasileiro. Além disso, há a possibilidade de download da ficha completa do produto.

Mais informações para imprensa:
Aline Cruz Moura
Assessoria de Comunicação do MDIC
(61) 2109-7198

Juliane Ferreira
INTERACT Comunicação Empresarial
(41) 3079-2719



Read more!

Fórum Internacional de Jovens Empreendedores

O Fórum Internacional de Jovens Empreendedores é uma iniciativa da Fiemg, do Governo do Estado de Minas Gerais e do Fórum Mineiro de Jovens Lideranças, realizado com o apoio do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O Fije tem como objetivo reunir, informar, capacitar, instruir e direcionar, por meio de palestras e debates, os jovens empreendedores e todo o público que permeia ou se interessa por empreendedorismo.
Informações gerais:

Data: 25, 26 e 27 de março de 2009

Local: Expominas

Público-alvo: jovens formadores de opinião, empresários, estudantes, órgãos públicos, sindicatos, associações de classe.
Este evento é recomendado para pessoas acima de 18 anos.


A entrada é restrita à pessoas menores de 16 anos.

Inscrição: as inscrições para as mesas redondas e oficinas serão gratuitas e deverão ser realizadas através do site www.fije.com.br/site/inscricao.html




Read more!

Resultado da pesquisa