19 de mar. de 2009

Produtos brasileiros são premiados no “oscar” do design

Em sua sexta edição, o prêmio alemão iF Product Design Award 2009, considerado o “Oscar do design”, agraciou 19 produtos brasileiros entre os 100 premiados. O prêmio pertence ao programa Design Excellence Brazil (DE Brazil) e é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Entre os agraciados se destacam as pequenas empresas que apostam no design como diferencial dos produtos. Além disso, produtos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas foram premiados, como fechaduras e puxadores, luminárias e lavadoras de roupa, entre outros.

Segundo a coordenadora do Programa Brasileiro do Design, Fernanda Messias, os agraciados desta edição reforçam ainda mais o programa Design Excellence Brazil.

DEBrazil

Nesta edição, os premiados se inscreveram no prêmio por meio do Design & Excellence Brazil (DEBrazil), programa que desde 2003 viabiliza a participação de criações brasileiras no iF Product. Ao todo, inscreveram-se 2.808 produtos de 39 países.

Sob a coordenação do Centro de Design Paraná, o DEBrazil promove o reconhecimento internacional do design brasileiro e difunde no país uma cultura de exportação de produtos de valor agregado. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Exposição

Os vencedores ficarão em exposição de março a agosto, em Hannover, na Alemanha. A abertura da mostra ocorre paralelamente à CeBIT, maior feira de tecnologia do mundo. A organização do prêmio estima que durante esse período cerca de 300 mil pessoas visitem a exposição.

O site do Design & Excellence Brazil está com uma exposição virtual dos 19 produtos brasileiros vencedores do iF Product Design Award 2009. No link www.designbrasil.org.br/debrazil/premiados_2009, o internauta pode acessar a foto e o nome de cada vencedor brasileiro. Além disso, há a possibilidade de download da ficha completa do produto.

Mais informações para imprensa:
Aline Cruz Moura
Assessoria de Comunicação do MDIC
(61) 2109-7198

Juliane Ferreira
INTERACT Comunicação Empresarial
(41) 3079-2719


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa