19 de mar. de 2009

Economia - Alagoas

Agricultura e Pecuária: O processo de evolução econômica do Estado toma por base o setor primário e suas principais culturas: cana-de-açúcar, coco, mandioca, feijão, fumo, milho, algodão, frutas tropicais. Na pecuária predominam os planteis bovino e ovino por ordem de importância. A produção de leite e a piscicultura completam o quadro do setor. A cana-de-açúcar é a cultura mais importante, colocando o Estado na condição de terceiro maior produtor e exportador de açúcar do país.

Minerais: Rico em recursos minerais, possui uma das maiores e mais puras reservas de gás natural do País com um volume aproximado de 15 bilhões de m3. Dispõe também de importantes reservas de calcário cristalino, dolomito, amianto, salgema, argila, cobre, ferro, água mineral.

Indústria: Os engenhos de açúcar, a indústria têxtil e agro-indústria açucareira/alcooleira, deram início ao processo de industrialização do Estado de Alagoas, por volta de 1850. O predomínio dos segmentos têxtil e açucareiro/alcooleiro estendeu-se até o final da década de 60, quando teve início um processo de diversificação industrial. A partir dos anos 70, registrou-se a fase dos grandes projetos e o crescimento significativo da industrialização. Nesta fase a interiorização industrial foi bastante incentivada. A década de 80 caracteriza-se como um período de estagnação e até de declínio do setor. A fase mais crítica marca o imício dos anos 90. A segunda metade desta década, mostra a recuperação gradual do setor e a intensificação dos incentivos governamentais. A crise mais acentuada teve lugar no período 1996/99. A partir do ano 2000, observa-se a retomada para o crescimento e a estabilização do setor. O setor industrial exerce fundamental efeito multiplicador sobre diversas atividades econômico-sociais, principalmente no comércio e serviços. Integradosao setor primário pela importante participação da agroindústria como um todo, contribui com cerca de 30% para a formação do PIB do estado de Alagoas.
Dados do Cadastro Industrial de Alagoas - FIEA - edição 2002, mostram um total de 2.524 empresas cadastradas, distribuídas na capital e nos diversos municípios alagoanos, que empregam 73.559 trabalhadores de forma direta. Do total destas empresas, 38% estão localizadas em Maceió, oferecendo 14.402 empregos e, do restante, 30,2% estão concentradas nos municípios de Arapiraca, Rio Largo, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Penedo, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Santa do Ipanema, União dos Palmares, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo e Coruripe, empregando 35.873 pessoas. Predomina no setor o segmento da micro e pequena empresa, com contingente de até 20 empregados. No quadro geral, cerca de 200 unidades industriais empregam mais de 20 trabalhadores. As regiões da Grande Maceió, do Litoral sul, do Agreste e da Mata alagoana, absorvem os maiores e mais importantes empreendimentos do setor industrial. A base atual da indústria alagoana tem como principais gêneros: açúcar e álcool, produtos alimentares em geral( inclusive panificação), beneficiamento do leite e derivados, química e derivados, cimento, termoplásticos, fertilizantes e construçãp civil.

Comércio Exterior: As exportações alagoanas tendo como principal produto o açúcar e em menor escala o álcool, dicloretano, PVC, fumo não manufaturado, lagosta e camarões congelados, são direcionadas para os Estados Unidos, Europa, Países Asiáticos e Mercosul. As exportações atingiram em 2001 US$ 304,4 milhões FOB.O saldo da balança comercial no mesmo ano foi de US$ 241,1 milhões. Os produtos industrializados predominam no total das exportações.


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa