19 de mar. de 2009

Sindivest/MS e Inmetro promovem dia 26 palestra-técnica sobre a Lei das Etiquetas

O Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial) promovem, no próximo dia 26 de março, a partir das 19 horas, no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, palestra-técnica orientativa sobre o Regulamento Técnico de Etiquetagem, do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), mais conhecido como Lei das Etiquetas.

Pela nova lei, as principais mudanças referem-se às instruções de cuidados com as roupas, que os fabricantes já usavam, mas sem padronização, e a composição têxtil. Também há restrições quanto ao uso de abreviaturas, sendo que as informações podem estar contidas em uma ou mais etiquetas, frente e verso em que deve constar o nome da empresa, tamanho da peça, CNPJ, país de origem, composição têxtil, em símbolos ou por extenso.

Segundo o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso, é de extrema importância uma palestra para explicar a nova Lei das Etiquetas, pois os fiscais do Inmetro vão notificar e atuar as lojas e fábricas que utilizam etiquetas fora do padrão. Ele destaca ainda que a resolução que dispõe sobre a nova etiquetagem de produtos têxteis chega para adequar a cadeia produtiva têxtil ao novo mercado globalizado e altamente competitivo.

“Nós precisamos acompanhar a prospecção tecnológica e mercadológica das micro, pequenas, médias e grandes empresas. Por isso, temos a necessidade de atualizar a regulamentação têxtil, segundo as normas aprovadas no âmbito Mercosul”, declarou José Veloso, lembrando a necessidade da participação de todos os empresários do setor no evento que conta com o apoio do Compem da Fiems, do Sebrae/MS, da ACICG e da CDL de Campo Grande.

Já o diretor-presidente do Inmetro no Estado, Ademir de Souza Osiro, disse que a idéia da entidade não é penalizar o setor produtivo de Mato Grosso do Sul, mas sim orientar os empresários para que as indústrias sul-mato-grossenses atendam todas as normas. “Nossa intenção é que o setor têxtil e do vestuário do Estado fique cada vez mais competitivo em relação ao mercado externo”, analisou.
Serviço – O evento será no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, que fica na Avenida Afonso Pena, nº 1.206, Bairro Amambaí, em Campo Grande, sendo que mais informações pelo telefone (67) 3325-7478


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa