19 de mar. de 2009

Monteiro Neto: Brasil ainda mais fortalecido depois da crise mundial

O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto, afirmou que a economia do Brasil pode ser ainda mais forte quando cessarem os efeitos da crise mundial.

Agência CNI
Em artigo no Jornal do Brasil, nesta segunda-feira, 9 de março - originalmente publicado na Gazeta Mercantil - o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto, afirmou que a economia do Brasil pode ser ainda mais forte quando cessarem os efeitos da crise mundial. “Não podemos ignorar tal realidade, mas também a crise não pode imobilizar o país”, escreveu Monteiro Neto no Jornal do Brasil . “Fomos postos à prova e devemos ser assertivos. Essa é a postura que os brasileiros esperam de suas lideranças. A indústria não foge a esse compromisso.”

Armando Monteiro Neto escreveu que "é preciso também ter pressa com a adoção de medidas que melhorem o ambiente de negócios para as empresas. Isso requer definição de marcos regulatórios, delimitação de poderes e do papel das agências reguladoras e incentivos à inovação e às exportações. O crescimento econômico depende ainda da retomada de investimentos em áreas essenciais como energia, transportes e saneamento básico. "

"Este é também o momento de reavaliar a política econômica e promover uma mudança no eixo da política macroeconômica', esclareceu o presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Juros elevados

"Impõe-se a necessidade de mudança da relação câmbio/juro", asseverou o presidente da CNI. "A prevalência de taxas de juros elevadas – de dois dígitos quando há muito a inflação recuou para apenas um dígito – é o exemplo maior. Ela conduziu à perda de competitividade dos produtos brasileiros, não apenas pelo nível da taxa de câmbio em si, mas também pelo ônus do elevado custo financeiro. A combinação juro alto e câmbio valorizado, dominante nos últimos 10 anos, não é mais aceitável em um ambiente mundial recessivo e deflacionário."


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa