19 de mar. de 2009

Caem faturamento e utilização do parque industrial do DF

Pesquisa aponta recuo nos indicadores pesquisados pela FIBRA em janeiro de 2009

As indústrias do Distrito Federal iniciaram o ano de 2009 com recuo no faturamento. O mês de janeiro apresentou uma redução de 9% das vendas em comparação com dezembro do ano passado. Numa análise com janeiro de 2008, a queda ficou em 5,03%, o primeiro resultado negativo do indicador no comparativo janeiro-janeiro em toda a série histórica da pesquisa iniciada em 2004. O parque industrial da capital brasileira operou com 62,14% da capacidade instalada, uma redução de 8,21 pontos percentuais frente a dezembro do ano passado.

Os resultados constam da pesquisa “Indicadores de Desempenho da Indústria do DF” da Federação das Indústrias do DF (FIBRA)em parceria com o IEL/DF e que tem o apoio do Sebrae/DF. A pesquisa apontou também estabilidade no que diz respeito à oferta de emprego. Em janeiro deste ano houve um avanço ligeiro de 0,32% na comparação com dezembro de 2008. Porém, na base comparativa janeiro de 2009 com janeiro de 2008, apurou-se uma queda de 0,81%.

Para o presidente da FIBRA, Antônio Rocha, o desempenho industrial ainda carrega influência da crise financeira mundial. A avaliação estava ancorada no fato que o reajuste da produção em janeiro foi mais intenso que o observado no mesmo mês em anos anteriores. No entanto, Rocha espera que os indicadores comecem a mostrar resultados positivos a partir do segundo trimestre de 2009. “O ajuste mostrou aquilo que havia sido apontado pelo empresário na Sondagem Industrial. Espero que os números sejam mais animadores já no mês de abril. Os dados que divulgamos referem-se a janeiro, mas avalio que os três primeiros meses deste ano o cenário econômico mundial ainda teve forte influência na indústria local”, avaliou Rocha.

Indicadores de desempenho

A pesquisa abrange os setores da indústria de transformação (alimentação, metal-mecânica, madeira e mobiliário, vestuário e acessórios, edição e imprenssão), serviços industriais (tecnologia da informação, reparação de veículos) e, construção civil. Os técnicos levam em consideração os critérios faturamento, pessoal empregado e Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI).

Em janeiro de 2009, as vendas das indústrias comparadas com dezembro do ano passado apresentaram uma queda de 9%, sustentada pelo fraco desempenho das atividades de tecnologia da informação (-47,12%), edição e impressão (-34,34%) e reparação de veículos (-1,92%). No entanto, uma análise janeiro/janeiro, o faturamento das empresas recuaram 5,03% puxados pelo setor de TI (-35,17%) e reparação de veículos (-5,97%).

O desempenho industrial teve impacto também na utilização da capacidade instalada. A queda de 8,21 pontos percentuais em janeiro frente a dezembro de 2008 mostra o menor nível de operação do parque no mês de janeiro dos últimos dois anos. A pesquisa mostrou que o primeiro mês deste ano teve um recuo da utilização da capacidade instalada de 1,12 ponto percentual.


Construção civil

A indústria da construção civil é pesquisada isoladamente. Em janeiro, o faturamento do setor registrou queda de 28,79% na comparação com dezembro de 2008. Este desempenho registrado no primeiro mês este ano ficou próximo do alcançado em janeiro de 2007 (-28,89%) com dezembro de 2006. No entanto, a base comparativa janeiro 2009 e janeiro de 2008, o faturamento cresceu 11,76%.

O segmento apresentou um NUCI na faixa de 66,63% em janeiro deste ano. Sem o ajuste da sazionalidade, o desempenho ficou abaixo do mês de dezembro do ano passado, quando o setor de cosntrução civil operou com 70,24% da capacidade instalada. O resultado do primeiro mês de 2009 mostrou recuo de 9,75% na comparação com o mesmo mês de 2008.

O desempenho trouxe impacto também na oferta e mão-de-obra. A construção civil iniciou o ano com queda de 7,91% na contratação profissional em comparação com o quadro de empregados em dezembro do ano passado. Porém, quando comparado com janeiro de 2008, apresentou-se expansão de 7,21% na oferta de emprego.

Mais informações
Roberto Cordeiro
Assessor de Imprensa
Federação das Indústrias do DF (FIBRA)
61 3362-3815 ou 8165-8774
e-mail: roberto.cordeiro@sistemafibra.org.br


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa