27 de abr. de 2009

Importadores árabes estarão na Apas

A próxima feira de supermercados do Brasil, que vai ocorrer em maio, terá expositores e importadores árabes. A participação é organizada pela Câmara Árabe e a Apex, que terão estandes na mostra.

São Paulo – A próxima feira de supermercados do Brasil, a Apas 2009, que ocorre entre os dias 18 e 21 de maio em São Paulo, terá a presença de expositores e importadores do mundo árabe. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira terá um estande na mostra, no qual estarão empresas de países árabes. No local também haverá rodadas de negócios com importadores da região. As empresas brasileiras interessadas podem se inscrever no Departamento de Marketing da entidade (veja contatos abaixo).

As rodadas de negócios fazem parte do projeto Sabores do Brasil, levado adiante pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em parceria com a Câmara Árabe. O projeto tem por objetivo promover os alimentos brasileiros no exterior e já teve uma primeira etapa neste ano em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Haverá na mostra um estande da Apex voltado para o projeto. O local vai simular um ponto-de-venda, com gôndolas para exposição de alimentos fabricados no Brasil.

Jeanny Hartley, responsável pela Apas Internacional, área de expositores internacionais criada para esta edição da feira, afirma que há um potencial considerável a ser explorado no mercado árabe de alimentação pelas empresas brasileiras. "Considerando a relevância da colônia árabe no Brasil e o surpreendente desenvolvimento de alguns países árabes", afirma Hartley. De acordo com ela, é uma "grande satisfação" para a organização da mostra ter a participação da Câmara Árabe na Apas.

De acordo com informações do Departamento de Marketing da Câmara Árabe, devem participar da Apas de 10 a 14 empresários árabes, entre expositores e importadores. A maior parte é do ramo supermercadista. Deverão participar das rodadas de negócios empresas brasileiras que integraram o projeto Sabores no Brasil nos Emirados, mas novas companhias também podem ser inscrever para apresentar seus produtos. “O objetivo é dar continuidade ao relacionamento entre as empresas brasileiras e os compradores árabes”, diz o gestor do projeto Sabores do Brasil da Apex, Vinícius Estrela.

No estande que simulará ponto-de-venda, porém, estarão apenas produtos de empresas brasileiras integrantes do projeto. O projeto Sabores do Brasil foi realizado em Dubai um pouco antes da Gulfood, feira do setor alimentício que ocorreu em fevereiro no emirado. Na ocasião, em um hotel da cidade, foi montado um local simulando um ponto-de-venda com alimentos brasileiros, houve jantar com degustação de produtos, rodadas de negócios entre árabes e fornecedores de alimentos do Brasil, entre outras ações.

O evento em Dubai foi a primeira ação do projeto, mas a Apex também o realizará em outros países, segundo Estrela. Para o Sabores do Brasil, as empresas brasileiras foram selecionadas pela Apex com a validação de associações e entidades setoriais. Entre os critérios da seleção esteve o fato da empresa ser exportadora e ter posicionamento de marca, ou seja, vender com a sua marca. “O objetivo é posicionar as marcas brasileiras em mercados estratégicos, com produtos de qualidade e diversidade”, afirma Estrela.

Na feira

Na Apas, o local onde vai ficar o estande Sabores do Brasil, assim como o estande da Câmara Árabe, é a área internacional. No espaço haverá expositores da América Latina, Europa, além do Oriente Médio, segundo Jeanny. A Câmara Árabe também terá, no estande, exposição de vídeos e catálogos sobre os serviços que oferece e fornecerá informações a respeito das possibilidades de negócios entre árabes e brasileiros. O estande da entidade na Apas terá 55 metros quadrados.

A feira terá 400 expositores de produtos, equipamentos e serviços para supermercados. A expectativa dos organizadores é que a feira movimente R$ 4 bilhões em negócios e receba 70 mil visitantes. Na mostra vai ocorrer um congresso com discussões a respeito do setor sob o tema “Pessoas para pessoas – Novas competências para servir o consumidor”. Haverá mais de 70 palestras com especialistas, pesquisadores e executivos de grandes empresas do ramo. A organizadora da Apas é a Associação Paulista de Supermercados.

Serviço

Apas 2009
Data: 18 a 21 de maio, das 14 horas às 22 horas
Local: Expo Center Norte, rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo
Informações: www.portalapas.org.br

Sabores do Brasil
Para rodadas de negócios com os árabes
Inscrições: www.ccab.org.br/sistema
Informações: Departamento de Marketing da Câmara Árabe, pelo telefone (+55 11) 3147- 4072 ou 3147-4092
email: marketing@ccab.org.br



0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa