8 de abr. de 2009

Você sabia? - Analisar o mercado para avaliar a viabilidade da exportação

Uma vez identificado o mercado e não havendo restrições legais, a empresa deve efetuar uma análise com relação a preços praticados no país, diferenças cambiais, nível de demanda, sazonalidade, embalagens, exigências técnicas e sanitárias, custo de transporte, entre outras. Ou seja, aprofundar a análise realizada no 1º passo, focando cada um dos países pré-selecionados, visando a captação de importadores.

Nos sites indicados abaixo, é possível obter informações que são pertinentes à análise da viabilidade da exportação:

BrazilTradeNet – www.braziltradenet.gov.br
Informações sobre demanda internacional por produtos brasileiros, dados de importadores internacionais, espaço para divulgação dos produtos de exportadores brasileiros, manuais de como exportar para determinados países, pesquisas de mercado para determinados produtos e países etc.

Aliceweb – http://aliceweb.desenvolvimento.gov.br
Nesse site é possível obter dados estatísticos sobre o comércio internacional do Brasil, exportações e importações, além da Balança Comercial brasileira.

Vitrine do Exportador – www.exportadoresbrasileiros.gov.br
Esse site contém um show-room virtual, onde os exportadores podem expor seus produtos para a demanda internacional. Também é possível efetuar buscas por importadores interessados em produtos brasileiros.

Rede de Negócios – www.redenegocios.rs.gov.br
Nesse site é possível efetuar buscas de importadores interessados em produtos brasileiros. Inserido numa estratégia de desenvolvimento que busca fortalecer a matriz econômica existente no Estado, este instrumento visa democratizar a informação, fomentando possibilidades de exportação.

Contato Rede de Negócios:
E-mail – redes@pro.via-rs.com.br

Outra forma de identificar importadores e estabelecer contato com eles é participar de feiras internacionais, rodadas de negócios e missões comerciais. Abaixo relacionamos alguns sites onde é possível obter o calendário para tais eventos:

Central de Atendimento ao Exportador – www.exporta.sp.gov.br
No nosso site disponibilizamos o calendário de feiras internacionais do ano de 2007, com seus respectivos organizadores e correspondentes aqui no Brasil.

Contatos CAE: Call Center – (11) 3272-7374

SEBRAE/SP – www.sebraesp.com.br
Esse site disponibiliza um calendário de rodadas de negócios e missões comerciais que serão organizadas pelo SEBRAE, além de oferecer um serviço de consultoria em comércio exterior e questões jurídicas e tributárias totalmente gratuito.

Contatos SEBRAE: Telefone – 0800-728.02.02 - Onde encontrar o Sebrae em São Paulo: http://www.sebraesp.com.br/Principal/Sebrae%20no%20estado/

FIESP – www.fiesp.com.br
No site da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo é possível consultar o calendário de feiras internacionais e nacionais, rodadas de negócios e missões comerciais.

Contatos FIESP:
Assessoria COMEX - telefone: (11) 3549-4307 / 4221 / 4590
E-mail: ccomex@fiesp.com.br

APEX – www.apexbrasil.com.br
No site da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos é possível obter um calendário de feiras internacionais, bem como uma lista de todos os projetos e segmentos de produtos que são apoiados por este órgão.

Contatos APEX: (61) 3426-0202 ou E-mail: atendimento-eventos@apexbrasil.com.br

As Câmaras Bilaterais de Comércio – As Câmaras de Comércio também contam com um calendário de feiras, missões e rodadas de negócios internacionais. Clicando no link a seguir é possível visualizar os contatos das Câmaras Bilaterais de Comércio sediadas no Estado de São Paulo: http://www.exporta.sp.gov.br/2004/pages/ccomint.asp


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa