20 de mar. de 2009

Parcerias na Modacalzado prometem ser um reforço para a edição de setembro

Para as sete empresas brasileiras que participaram da Modacalzado – feira que ocorreu de 17 a 19 de março em Madri/Espanha – os três dias renderam não apenas negócios, mas parcerias que irão fortalecer muito seu trabalho de exportação para a Europa. É o caso da Raphaela Booz (São João Batista/SC), que superou suas expectativas ao firmar parceria com o Grupo Yorga, que possui 130 lojas na Espanha, dez em Portugal e 18 espalhadas em países vizinhos. “Há muito tempo tentávamos fechar acordo com este grupo”, assinalou Giuseppe Del Vechio, gerente de exportação da marca, que exporta para 27 países.

Outra empresa que está ampliando sua rede de distribuição na Europa é a Pé com Pé (Birigui/SP), que alinhavou a contratação de um novo distribuidor e agora se prepara para ajustar suas coleções de acordo com as características do mercado espanhol. Isso possibilitará retornar com uma coleção muito mais qualificada na edição de setembro.

Pola Iglesias, diretora da Ifema, promotora da mostra, sustentou que o evento de março teve redução na presença de expositores espanhóis, que deve se fortalecer em setembro. O diretor comercial da Ifema, Félix Perez Fajardo, acrescentou que a Modacalzado terá um programa mais forte para trazer compradores de outros países, principalmente do Leste Europeu e da própria Espanha. “A Ifema aumentará a divulgação e promoção da feira em todo país, buscando trazer o maior número de lojistas para a próxima edição.”

Resultados – nos três dias de feira, foram computados US$ 232 mil em negócios com países como Espanha, Reino Unido, França, Portugal e Itália. Para os próximos 12 meses, a expectativa é que estes contatos gerem mais US$ 1,2 milhão em vendas. Para Vivian Laube, assessora de marketing do Brazilian Footwear e responsável pela presença das marcas brasileiras na feira, os resultados ficaram acima do esperado, tendo em vista os fatores negativos que se apresentavam para esta feira, como a diminuição no número de expositores espanhóis e a conseqüente queda na visitação. “Isso sem falar na data, que foi prejudicada em função de um importante feriado no país”, destacou Vivian. “Para a próxima edição, as expectativas são melhores, inclusive em relação aos expositores brasileiros, visto que em setembro serão apresentadas as coleções de primavera-verão, que é nosso trabalho mais reconhecido”, arrematou.

A assessora do Brazilian Footwear alerta que a participação na Modacalzado é uma excelente oportunidade para quem tem interesse nos mercados da Espanha e Portugal, uma vez que a fabricação nestes países está em queda e cada vez mais é necessário importar. “Para atender estes mercados, é fundamental a parceria com distribuidores locais ou representantes, pois as compras são em baixo volume. A feira é o local mais propício para estes negócios”, sustentou.

O Brazilian Footwear é o Programa de Apoio às Exportações desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Participaram da Modacalzado as marcas Di Cristalli, Klin, Miezko, Pé com Pé, Werner, Fasolo e Raphaella Booz.

ASCom Abicalçados/Brazilian Footwear
20/03/2009



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