20 de mar. de 2009

Entidades promovem curso Projetos de Inovação Tecnológica

Considerando a inovação uma forma de alavancar a competitividade das empresas e assegurar o aumento continuado do seu faturamento e lucro, a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) juntamente com Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e a Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs) mobilizou esforços para trazer um dos mais conceituados curso da área de desenvolvimento de projetos do país, o curso Projetos de Inovação Tecnológica, para região do Vale dos Sinos.

Promovido pela Sociedade brasileira Pró -Inovação Tecnológica (Protec) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Rede de Entidades Tecnológicas Setoriais (RETS), o curso ocorrerá no dia 02 de abril, das 13h às 19h, na sede da Assintecal em Novo Hamburgo (Rua Júlio de Castilhos, 526 - Centro). As empresas interessadas em participar devem se programar o quanto antes, pois as vagas são limitadas.

Conforme o vice-presidente de Design e Inovação da Assintecal Milton José Killing, o treinamento é muito importante para as empresas do setor tendo em vista o conteúdo e reconhecimento que o curso tem entre importantes órgãos e instituições nacionais. Segundo Killing, é a primeira vez que o curso será realizado na região sul do país. "É muito importante que as empresas da região aproveitem essa oportunidade para incrementar e fortalecer as ações voltadas à inovação", identifica vice-presidente de Design e Inovação da Entidade.

Focado na área de inovação , o curso Projetos de Inovação Tecnológica tem por objetivo apresentar estratégias, métodos e ferramentas para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica em consonância com os critérios de análise e seleção das instituições ofertantes de recursos.

Para a elucidação das empresas participantes, a capacitação será ministrada pelo especialista Joel Weisz, que já coordenou a área de planejamento e desenvolvimento de importantes empresas e instituições do Brasil. Ele dividirá o treinamento em duas partes, teórica e prática. A primeira parte será de teorização concentrado - se na compreensão dos conceitos e estratégias que envolvem os projetos de inovação tecnológica; além da identificação das modalidades de financiamento, abordando suas diferentes características e aplicações. Durante o curso Weisz explicará cada etapa presente no desenvolvimento de projetos, tais como: conceituação; metodologia (informações básicas, partícipes, inovação pretendida, aspectos metodológicos e gerenciais, gerenciamento, cronograma físico, monitoramento, avaliação, orçamento e impactos esperados); mão-de-obra, etapas do processo, problemas recorrentes e fontes de recursos (próprios e de terceiros, onde e como obter).

Já na parte prática serão realizadas simulações com a formação de grupos de trabalho que deverão desenvolver diferentes projetos durante o treinamento. Cada grupo será composto por poucas pessoas e terá um laptop à disposição. Para maior aproveitamento do curso, recomendamos que cada empresa traga as informações (reais ou hipotéticas) a serem utilizadas no desenvolvimento dos projetos.

Gratuito, o curso é direcionado a empresários, dirigentes, executivos, engenheiros, coordenadores e profissionais das empresas responsáveis pelo departamento de pesquisa ou de desenvolvimento de produtos e processos, pelos projetos de inovação e de investimentos.


Serviço:
Data: 02 de abril
Horário: 13h às 19h
Local: na sede da Assintecal em Novo Hamburgo/RS. (Rua Julio de Castilhos, 526 - Centro)

Associados da Abicalçados também podem participar. Informações e inscrições através do e-mail monalisa@abicalcados.com.br.


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa