20 de mar. de 2009

Empresa brasileira quer vender fábrica de pneus aos árabes

A BS Colway, do Paraná, desativou sua indústria de pneus remoldados no ano passado e já tem conversas para transferir o parque fabril a outros países, entre eles Síria e Líbia.

São Paulo – A BS Colway, fábrica brasileira de pneus remoldados, quer vender sua unidade industrial, atualmente desativada, para um país árabe. A BS Colway encerrou suas atividades de fabricação de pneus no Brasil no ano passado depois que foi proibida no país a importação de carcaças, sua principal matéria-prima. A companhia vem desenvolvendo conversas para a transferência da fábrica para Síria, Líbia, além de outras regiões do mundo. “Temos recebido diversas ofertas para transferência de nossa tecnologia e equipamentos para países da América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e países árabes”, diz o diretor de assuntos corporativos da BS Colway, Ozil Pedro Coelho Neto.

Equipamentos da BS Colway têm capacidade para produzir 208 mil pneus ao mês
A BS Colway teve contatos com empresários líbios através da Embaixada da Líbia em Brasília, e conversas com o consulado honorário da Síria no Paraná. “Nossa proposta, não só aos países árabes como aos outros, é entregarmos a fábrica em plenas condições de operações, no sistema ‘turnkey’, com toda a transferência de tecnologia e total treinamento operacional para o país comprador”, afirma Neto. O diretor de assuntos corporativos acredita que há boas perspectivas de negócios no mundo árabe. “O país que instalar uma fábrica com as mesmas qualificações e especificações técnicas e tecnológicas que tinha a BS Colway, sem dúvida, será um importante exportador para todo o mundo árabe”, afirma.

A BS Colway importava as carcaças, que são a estrutura interna do pneu, de países europeus, principalmente da Alemanha, Holanda e França. A capacidade de produção do parque fabril é de 208 mil pneus ao mês para três turnos de trabalho. Com os equipamentos é possível obter 40 medidas de pneus de carros de passeio, caminhonetes e caminhões leves, com aros 13 e 18. A desativação da indústria ocorreu em julho de 2008 e desde lá as máquinas estão guardadas em locais que garantem sua conservação. Já o parque fabril, que fica em Piraquara, no Paraná, está sendo transformado em armazém para locação.

A BS Colway se transformou em uma importadora de pneus novos. A empresa tem um acordo para a compra de 1,2 milhão de pneus da empresa Maxxis, de Taiwan, em 2009. A Maxxis produz desde pneus de bicicleta até pneus de carga. A empresa paranaense continua tendo 14 lojas próprias para vendas de pneus. De acordo com Neto, a intenção é abrir mais 46 unidades até o final deste ano. Até 2015, a empresa quer ter 600 lojas. A BS Colway pretende comercializar 90 mil pneus ao mês neste ano nas suas revendas.


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa