22 de abr. de 2009

Fortaleza recebe megaevento de negócios turísticos

A Brazil National Tourism Mart (BNTM), considerada um dos mais importantes eventos de negócios turísticos do Brasil, abre as portas na quarta-feira (23)

Fortaleza - Fortaleza prepara-se para receber, nos dias 23 a 26 abril, a 18ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM), considerado um dos mais importantes eventos de negócios turísticos do Brasil. A feira será realizada no Centro de Convenções do Ceará, com uma estimativa de participação de 600 operadores internacionais (os buyers) - cerca de 43% a mais do que no ano passado - e 300 fornecedores do mercado nacional como hotéis, operadoras, locadoras e agências de viagens (os suppliers)...

Confirmaram sua participação na BNTM 44 micro e pequenas empresas do Ceará atendidas pelos projetos setoriais de turismo desenvolvidos pelo Sebrae/CE. Os empreendimentos estão localizados em destinos de várias regiões do Estado, entre eles Aquiraz, Cascavel, Icapuí, Canoa Quebrada, Beberibe, Taíba, Cumbuco, Paraipaba, Flecheiras, Mundaú, Paracuru, Jericoacoara e do Cariri.

As micro e pequenas empresas terão um espaço diferenciado na área comercial. Cada estande será personalizado de acordo com o perfil das empresas e dos destinos. Segundo o articulador da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae/CE, Antônio de Matos Brito, a idéia é que as pequenas empresas ganhem visibilidade e possam atrair a atenção dos buyers, operadoras internacionais que participam do evento.

De acordo com Matos Brito, a BNTM é hoje a maior bolsa de negócios da área de turismo para o mercado internacional no Brasil e o fato de ser realizado este ano em Fortaleza confere um destaque ainda maior ao destino Ceará e aos seus equipamentos. O Sebrae, ao apoiar o evento e os empreendedores, cumpre com a sua missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das das micro e pequenas empresas.

“A participação na BNTM é muito importante para os pequenos empreendimentos porque muitas diversas oportunidades de negócios, no curto, médio e longo prazo. Além das rodadas de negócios, há também as atividades paralelas que são bastante enriquecedoras. Por isso, o Sebrae dá todo apoio e se dedica tanto para que cada vez mais uma quantidade maior de empresas possa participar do evento”, diz Brito.

Nesse esforço de apoiar a participação em eventos turísticos, há uma grande preocupação não só com a quantidade de empresas que se fazem presentes mas também com a qualidade técnica na comercialização dos empreendimentos. Prova disso foi a realização de um seminário de comercialização profissional com o objetivo de capacitar os profissionais de hotelaria dos quatro destinos prioritários para o desenvolvimento regional (Fortaleza, Canoa Quebrada, Cariri e Jericoacoara) para que eles possam aprimorar a promoção e venda dos seus empreendimentos em eventos turísticos.

Além do apoio aos empreendimentos, o Sebrae/CE apóia também a participação de três associações empresariais do Ceará: a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), regional Ceará, a Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo do Ceará (AMHT) e da Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural e Natural (Aceter).

Expectativa

Há poucos dias do início da 18ª edição da BNTM, os empreendedores já estão preparados para aproveitar as oportunidades de negócios que o evento oferece. O Hotel Vivamar, localizado na Praia da Lagoinha, por exemplo, participa pela primeira vez e já tem pronto todo o material de divulgação não só do empreendimento, mas também da praia. “Temos a expectativa de realizar bons negócios. A Praia da Lagoinha desperta muito o interesse dos turistas estrangeiros. O apoio do Sebrae é fundamental para a nossa participação”, diz o gerente administrativo do Vivamar, Sílvio César Uchoa.

No Cariri, as expectativas também são grandes. O gerente da pousada Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, que também é presidente da Associação Caririense de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Acari), Josueno Feitosa, participou da edição passada da BNTM e diz que a experiência é como “uma sementinha que se planta hoje para colher os frutos mais tarde; os negócios surgem dos contatos que são feitos no evento”.

Para Josueno Feitosa, a BNTM será uma boa oportunidade de colocar em prática o aprendizado do seminário de comercialização profissional. Segundo ele, o curso serviu para mostrar-lhe a melhor forma de vender a pousada, como abordar as pessoas e a melhor maneira de expor o produto para o público. “Agora estamos mais profissionais”, afirmou.

O secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, está entusiasmado com a realização do evento considerado de maior geração de negócios do Brasil. Segundo explica, o trabalho desenvolvido pela sua equipe, com apoio do Governador Cid Gomes e do trade turístico local, certamente fará da 18ª edição da BNTM a maior e melhor de todas, sobretudo para manter a espiral de crescimento e de aprovação dos participantes.

Com ampla cobertura da mídia, representada por mais de 200 profissionais do Brasil e de diversos países atraídos para Fortaleza, destino de ponta do País, o evento passa a ter uma projeção ainda mais significativa no exterior. Animada por esta perspectiva, a organização da BNTM 2009 prevê a realização de 6 mil reuniões de negócios, com uma expectativa de movimentar a cifra US$ 195 milhões.

A 18ª BNTM tem o apoio do Ministério do Turismo/Embratur e patrocínio da Infraero, do Sebrae, do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica Federal, da Chesf e das companhias aéreas TAP, TAM, Gol/Varig, Ocean Air, Webjet e TAF, o que reforça uma das características da BNTM que é a união entre os setores público e privado.

Para confirmar que o apelo ao desenvolvimento sustentável está continuamente assinalado nas edições da BNTM, pelo terceiro ano consecutivo será destinado um espaço exclusivo aos artesãos do Nordeste. A iniciativa se insere no Programa de Desenvolvimento da Produção Artesanal Associada ao Turismo, em convênio com o Ministério do Turismo e apoio do Sebrae de cada estado nordestino.

Negócios

A BNTM é uma bolsa de negócios criada pela CTI-NE, uma fundação que congrega os estados da Região Nordeste com a finalidade de incrementar o produto Nordeste como uma nova opção de portão de entrada do País aos turistas estrangeiros. No início, a BNTM se chamava Bolsa de Turismo do Nordeste. A partir de 1994, passou a ter âmbito nacional.

Durante o evento, os buyers - compradores - marcam entrevistas e fecham negócios com os suppliers, que são todos os empresários da rede hoteleira, restaurantes, parques temáticos e aquáticos, equipamentos turísticos etc.

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae/CE - (85) 3255-6609
Assessoria de Comunicação Setur/CE - (85) 3101-4661


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