6 de abr. de 2009

Mexicanos conhecem trabalhos em transferência de tecnologia

Alberto Santana

Uma comitiva da Financeira Rural do México – um dos dois bancos de desenvolvimento rural daquele país –, que atua na área de empréstimos e assistência técnica ao setor agropecuário, visitou a Sede da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –, em Brasília, na quarta-feira(1).

Os mexicanos vieram à Empresa conhecer as experiências brasileiras no setor rural e o trabalho da Embrapa, principalmente em transferência de tecnologia e em culturas como arroz e feijão.

A comitiva, chefiada pelo diretor geral da Financeira Rural do México, Enrique de la Madri, foi recebida por representantes da Diretoria Executiva da Embrapa, da Embrapa Transferência de Tecnologia e da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Empresa.

Depois de uma apresentação institucional, a delegação mexicana conheceu algumas experiências em transferência de tecnologia na área de agricultura familiar, como o Programa Mais Alimentos, executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o Programa de Produção de Sementes com e para a Agricultura Familiar.

Os mexicanos demonstraram bastante interesse em estabelecer uma parceria com a Empresa, inclusive com o intercâmbio de técnicos e experiências nos temas tratados. Eles ficaram impressionados com o trabalho de produção de sementes junto a comunidades rurais e também com os números apresentados pela Embrapa, principalmente de sementes produzidas.

Outro ponto que chamou a atenção da comitiva foi o modelo do programa Mais Alimentos, que se baseia no tripé formado pela comercialização, sob responsabilidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); pela área tecnológica, atribuição da Embrapa; e pelo setor de infraestrutura, operacionalizado pelas instituições de crédito e extensão rural.

Mais informações
Eduardo Pinho Rodrigues – Mtb/GO: 1093
Embrapa Transferência de Tecnologia
(61) 3448-4510 – eduardo.rodrigues@embrapa.br


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa