6 de abr. de 2009

ENCOMEX - Fique por dentro!

Com o objetivo de estimular a maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional e propiciar seu engajamento no processo exportador, a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – Secex / MDIC promove os Encontros de Comércio Exterior – Encomex, em diversas regiões do País, buscando uma maior aproximação com o setor privado, sobretudo em capitais e cidades com pólos produtivos com potencial de exportação.
A iniciativa é fruto da percepção de que a falta de informação existente entre os empresários – em especial, micros, pequenos e médios – e nas entidades de fomento à exportação traz insegurança para investir no mercado externo.
Os participantes têm acesso a informações acerca de políticas, ações e da estrutura do comércio exterior, além de conhecerem instrumentos de apoio e estímulo, como os mecanismos de financiamento, as regras básicas e o funcionamento do intercâmbio comercial brasileiro, sendo apresentadas oportunidades de negócios com o estrangeiro.
Paralelamente às palestras, é montado um espaço chamado Caminho da Exportação, composto por vários estandes em que os diferentes agentes protagonistas do cenário econômico nacional e regional (empresas, bancos, fundações etc.) têm a oportunidade de apresentar os serviços oferecidos aos potenciais exportadores. Além da Secex, também participam os Correios, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Governos Estaduais e Municipais, as entidades de classe, entre outros.
Os Encomex abrangem, ainda, despachos executivos, oportunidades de entrevistas individuais dos participantes com os técnicos da Secex, bem como com os representantes de outros órgãos e entidades parceiras presentes no Caminho da Exportação.
A maior parte dos Encontros inclui também o showroom – mostra de produtos já exportados ou com potencial exportador na região – e oficinas setoriais e temáticas – discussão de temas pertinentes de maior importância para a economia local.
Criado em 1997, os Encomex foram essenciais para o salto no número de empresas exportadoras. Naquele ano, eram cerca de 13 mil, hoje, são mais de 19 mil. Serviços desenvolvidos pelo MDIC e seus parceiros, costumeiramente divulgados nos Encontros, como o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), o Radar Comercial (programa de inteligência comercial com cruzamentos de dados com diversos países), o AliceWeb (Sistema de Informação Estatística), o Portal do Exportador e o Exporta Fácil, dos Correios, também são apontados como responsáveis pelo incremento das atividades de comércio exterior no Brasil.
Os Encomex são uma oportunidade única para todos os envolvidos no processo exportador sanarem dúvidas, ampliarem conhecimentos ou atualizarem informações sobre comércio exterior. Importante ressaltar que as inscrições são gratuitas (feitas preferencialmente pela Internet ou via fax) e que o evento não possui fins lucrativos, muito embora constitua excelente ocasião para manter contatos capazes de promover a expansão dos negócios internacionais.
GOIÂNIA - GO
Data:
28 a 30 de Abril de 2009
Local:
Oliveira's Place - Rua T-36 Nº 3.588 Setor Bueno
Informações:..
As inscrições são gratuitas e abertas ao público
Credenciamento dia 29 de abril
08:00 às 09:00
Inscrições Gratuitas
Abertura dia 29 de abril
09:00 às 10:00
Encomex - O Caminho da Exportação Brasileira
29 a 30 de abril - Temas que serão abordados:
10:00 às 22:00
Drawback e Drawback verde amarelo
Financiamento
Certificado de Origem e SGP
Utilização do Seguro no Comércio Exterior
Balcão de Comércio Exterior
Contador na Internacionalização de Empresas
Cooperativismo
Defesa da Indústria
Barreiras Técnicas
Promoção comercial e Atração de investimentos internacionais
Progex
Primeira Exportação em Goiás
Procedimentos Aduaneiros na Importação
Auto-Diagnóstico Empresarial
Como Exportar para União Européia
Mecanismo de Apoio ao Comércio Exterior
SISCOMEX
Despacho Aduaneiro e Contratos
Exportação de Serviços
Exporta Fácil
Alimentos
Confecções
Artesanato
Sucos e Bebidas
Jóias e Bijuterias
Calçados




0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa