6 de abr. de 2009

Experiência canadense pode ajudar cooperativas alagoanas

Expectativa é formalizar um acordo de cooperação internacional entre o Canadá e o Sebrae em Alagoas

Da ASN/AL
Maceió - O executivo canadense Claude Dorion, um dos fundadores da MCE Conseils, esteve em Maceió nesta segunda-feira (6) para discutir a gestão de cooperativas de crédito e trabalho. Na capital alagoana, Dorion falou aos representantes do governo estadual e de instituições ligadas ao fomento do empreendedorismo sobre as formas de apoio da MCE Conseils às micro empresas alagoanas e a possibilidade de formalizar um acordo de cooperação internacional.

A MCE Conseils é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1987, com a missão de fazer estudos e prestar consultoria, na área de gestão, a grupos de trabalhadores de empresas privadas, sindicatos e cooperativas. A instituição atua em diversos países e oferece serviços relacionados à econômica e marketing, finanças e contabilidade, gestão e estruturas organizacionais e capacitação empresarial.

A ida de Dorion a Alagoas foi uma oportunidade para discutir o papel e a importância do cooperativismo para a economia do estado. Durante o encontro falou-se da criação de uma parceria com a instituição canadense para estruturar as atividades de microcrédito, apoiando os pequenos empreendedores na formação de grupos e cooperativas de forma geral.

De acordo com o gerente da Unidade de Territórios Específicos do Sebrae/AL, Ronaldo Moraes, o primeiro desafio da MCE no estado será a formação de pessoas que possam capacitar esses empreendedores. “É preciso apoiar a formação de multiplicadores para repassar as tecnologias utilizadas no Canadá como organização, gestão e criação de cooperativas”, afirmou Ronaldo.

Mas para Claude Dorion, apesar de o tamanho das cooperativas no Nordeste ser um desafio, o número da população não é muito diferente do Quebec, principal área de atuação da MCE.”

Tomando como base os princípios da economia solidária - produção, consumo e distribuição de riqueza econômica centrada na valorização do ser humano - Dorion acredita que a governança democrática, apoiada na sociedade civil, alcançará grandes conquistas. “Os clientes não vão adaptar sua demanda à empresa. A empresa é que deve adaptar seus produtos a eles, isso vai impulsioná-las ao crescimento”, concluiu.

Serviço:
Sebrae/AL - (82) 4009-1600
Agência Sebrae de Notícias
www.agenciasebrae.com.br


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa