27 de mar. de 2009

Um mercado que compensa

A Formacomp, do Paraná, exporta compensados, laminados e anti-derrapantes para Arábia Saudita, Catar, Emirados, Líbano e Marrocos. Os países árabes são o maior mercado da empresa no exterior.
Geovana Pagel geovana.pagel@anba.com.br
São Paulo – Os países árabes são o maior mercado de destino das vendas externas da Formacomp, fabricante de compensados, laminados e anti-derrapantes. Os produtos, principalmente os compensados plastificados, são embarcados para Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes, Líbano e Marrocos...

Compensado plastificado é o carro-chefe das exportações
"O mercado árabe rapidamente foi conquistando uma fatia cada vez maior nas nossas exportações e hoje é considerada estratégico para fortalecer nossa marca no exterior", afirma Beatriz Filipak Vanin, responsável pelo setor de exportação da Formacomp.

A empresa, fundada em março 2001 na cidade de União da Vitória, no interior do estado do Paraná, destina 80% de sua produção ao mercado externo. A primeira exportação ocorreu em abril de 2001 para a Bélgica. De acordo com Vanin, com o passar do tempo a Formacomp diversificou sua participação atendendo novos clientes.

Além do mercado árabe, a indústria exporta para Estados Unidos, México, Trinidad e Tobago, Jamaica, Cuba, Martinica, Venezuela, Chile, Uruguai, Argentina, Cabo Verde, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Espanha, Dinamarca, França e Turquia.

Segundo Vanin, a Formacomp tem como principal produto de exportação o compensado plastificado para construção civil. "Cerca de 80% da produção é destinada a exportação com a finalidade de aumentar sua participação no mercado mundial", destaca.

Para encontrar novos clientes, a fabricante costuma participar de feiras do setor como a Feira Internacional da Indústria da Construção (Feicon), realizada em São Paulo. A Formacomp gera 270 empregos diretos.

Para melhor suprir a necessidade de matéria-prima, a fabricante possui uma empresa coligada no município de Várzea da Palma, Minas Gerais, a Lamminas. E, para aumentar ainda mais a capacidade de produção instalada, a indústria está investindo na construção de uma filial na cidade de Santa Cecília, em Santa Catarina.

No mercado interno, a Formacomp mantém representantes exclusivos em Goiás, Amazonas, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte e Bahia.

Contato
Telefone: +55 (42) 3521 6000
E-mails: formacomp@formacomp.com.br


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa