5 de mar. de 2009

Foodex Japan 2009

Mais produtos brasileiros no mercado japonês

O estande de 360 m”, montado pela Apex-Brasil na 34a Foodex Japan, a maior feira internacional de alimentos e bebidas da Ásia, mostra como os produtos brasileiros de maior valor agregado estão conquistando espaço no Japão. É o caso, por exemplo, da empresa Bompex, que anunciou a chegada do primeiro contêiner de chá mate com variedade de 26 itens para o Japão ainda neste mês. O produto será vendido em saquinhos e em pó, para a comunidade brasileira e para consumidores japoneses, pela rede de lojas Kaldi.

O gerente comercial da Bompex, Ernesto Koseko, acredita que “o sucesso do produto tem ligação com a preocupação dos japoneses em consumir itens saudáveis e nutritivos”. Segundo ele, o chá mate brasileiro está sendo divulgado até mesmo no catálogo de uma agência de viagens do Japão como sugestão de presente aos japoneses que viajam ao Brasil. A meta da empresa, conforme o gerente, é conquistar o mercado para embarcar um contêiner de chá brasileiro para o Japão a cada dois meses. A empresa participa pelo quinto ano consecutivo da Foodex Japan e já exporta 350 itens para o Japão, sendo 150 do setor de alimentos e bebidas.

A Foodex começou no dia 3 de março e termina no dia 6, em Makuhari Messe, Chiba, Japão. No primeiro dia a feira recebeu 17 mil visitantes. Boa parte do público passou pelo estande do Brasil, que conta com 30 expositores. Seiji Hayashi, diretor de uma das empresas brasileiras, a Tunipex, elogiou a montagem do estande do Brasil e a visibilidade dos produtos. A empresa está oferecendo aos visitantes o refrigerante feito de guaraná e petiscos com o queijo catupiry, que têm atraído a atenção dos japoneses. Outra opinião positiva vem da indústria paulista MN Própolis. “A cada ano de presença na Foodex, temos retorno em novos contratos na média de US$ 1 milhão”, afirmou o diretor Joel Kashiwaba. A empresa, segundo ele, obteve 5% de crescimento em 2008 e almeja crescer 20% em 2009.

O Embaixador do Brasil em Tóquio, Luiz Augusto de Castro Neves, participou da cerimônia de abertura da feira e visitou o pavilhão brasileiro. Castro Neves ressaltou que a Embaixada está à disposição para atender as necessidades dos negócios entre o Brasil e o Japão. O presidente da Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ), Osvaldo Kawakami, também esteve no estande do Brasil e trocou informações com os expositores. Para Kawakami, a feira é uma forma eficiente de iniciar o relacionamento com o mercado japonês e asiático. “Após o evento, é importante dar continuidade ao trabalho, visitando os novos clientes e estabelecer representações de associações brasileiras no Japão”, disse.

O Bar Brasil, comandado pela barista e cafeóloga Eliana Relvas, faz sucesso entre os japoneses e estrangeiros que degustam as receitas brasileiras criadas especialmente para a Foodex Japan. Eliana utiliza os produtos negociados pelos expositores para preparar pratos como lasanha com recheio de sardinha e catupiry, farofa de bolacha doce com mousse de goiaba e muitas outras delícias. A japonesa Yoko Sato provou a macarronada de sardinha e elogiou a quantidade reduzida de óleo, adequada ao paladar japonês. Ela também apreciou o sabor do suco de laranja com gotas de própolis.

Mais informações

No Brasil No Japão
Lílian Leão – Assessoria de Imprensa Apex-Brasil Neide Hayama - Media Brazil
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