11 de mar. de 2009

Nova sede da Apex-Brasil: showroom de produtos brasileiros de exportação

A Apex-Brasil tem nova sede. O espaço traduz o espírito de parceria do trabalho realizado com o setor privado no esforço de mostrar o que o Brasil tem de melhor para o mundo.Mais do que um local de trabalho, a nova sede é uma vitrine criativa da diversidade dos produtos brasileiros. Por meio de painéis fotográficos e peças de artesanato, pedacinhos do Brasil se juntam, evidenciando a inovação e a beleza do produto brasileiro. A sede, aberta a visitas acompanhadas, está apta a receber empresários, investidores e autoridades estrangeiras. Afinal, a natureza do trabalho da Agência envolve o contato com representantes dos setores público e privado de diversos países. Soma-se a isso o fato de o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, ocupar também o posto de presidente da WAIPA (Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos), entidade que representa 156 países dos cinco continentes. Teixeira é o primeiro brasileiro e latino americano a assumir a direção máxima da organização, estratégica para abrir portas para o Brasil no exterior.LocalizaçãoO novo espaço da Apex-Brasil se localiza na zona central de Brasília. A Agência ocupa 3 dos 7 pavimentos do prédio da Data Engenharia, ou seja, uma área de 4.630 m, além de um andar destinado à garagem.Estrutura de OperaçãoA estrutura atual foi pensada para abrigar, de forma adequada, os quase 280 colaboradores. Ainda no primeiro semestre deste ano outros 50 se juntam ao quadro por meio de seleção pública. O reforço ao quadro de profissionais se deve à ampliação do escopo de ação da Agência, que integrou áreas estratégicas para auxiliar no alcance dos objetivos institucionais.A Apex-Brasil, como agência autônoma, foi criada em 2003. Sua missão é promover as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuindo para a internacionalização de empresas brasileiras. A partir de 2007 iniciou uma extensa ação de estímulo ao investimento estrangeiro no país e a partir de 2008 fortaleceu o trabalho de capacitação do empresário nacional. Face aos desafios da crise econômica internacional, novas parcerias público/privadas estão sendo fechadas, com o objetivo de tornar mais agressiva a política de promoção de exportações. Hoje a Agência – em parceria com entidades representativas de 70 setores da indústria – apóia aproximadamente 5.000 empresas, realizando 760 eventos ao ano em mais de 60 países. Criatividade e funcionalidadeE foi neste contexto, de ampla atuação nacional e internacional, que a Apex-Brasil projetou sua nova sede. Um espaço criativo e funcional, capaz de acolher compradores de vários países, missões e representantes de órgãos parceiros – como o Banco Mundial –, que aqui vêm conhecer a força do “Made in Brazil”. As instalações foram planejadas para homenagear 10 personalidades, cujo legado é destaque tanto no Brasil quanto no exterior. Tais figuras públicas foram eleitas sob o enfoque de suas contribuições no campo econômico e a partir da origem geográfica. As salas temáticas destacam o trabalho e a história dos homenageados, entre eles, Oscar Niemeyer, Carmem Miranda, Cândido Portinari, Santos Dumont, Carlos Chagas, Érico Veríssimo, Cora Coralina, Celso Furtado, Oswaldo Cruz, Tom Jobim, Pelé e Jorge Amado. Para mostrar um pouco da importância desses escolhidos, a Apex-Brasil contou com o apoio de familiares e fundações que administram sua história. ApoioEntidades parceiras que contribuíram com a nova sede doando objetos artesanais e de decoração, além de móveis:· Centro CAPE - Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor· Instituto FAZER BRASIL - Instituto O Fazer do Brasil de Apoio a Capacitação e Promoção Comercial de Objetos e Artigos Brasileiros - Dos artesanatos doados para a Apex-Brasil destacam-se peças confeccionadas por moradores de rua e catadores de papel de São Paulo que fazem parte da Oficina Boracéia.· SINDIVIDRO - Sindicato da Indústria de Vidros e Cristais Planos e Ocos no Estado de São Paulo· ABIMOVEL - Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário· EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - A empresa disponibilizou sementes e grãos, que estão expostos em mesa com tampo de vidro, como macaúba, soja, algodão, girassol, mamona, dendê, tucumã, pinhão manso e babaçu.Todas as entidades setoriais privadas que desenvolvem projetos conjuntos com a Apex-Brasil disponibilizaram fotos para a construção dos painéis fotográficos.

0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa