16 de abr. de 2009

Iveco e Exército apresentam nova viatura blindada

A Iveco e o Exército Brasileiro apresentam, dia 14 de abril, uma maquete em escala real da nova Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas (VBTP-MR), na Latin America Aero & Defence (LAAD), a maior feira de equipamentos militares da América Latina, no Rio de Janeiro.

O projeto VBTP-MR é fruto de uma licitação promovida pelo Exército em 2007, vencida pela Iveco. Um dos fatores decisivos nesta escolha foi a experiência da divisão Iveco Defence Vehicles, que projeta, produz e comercializa diversos veículos militares, incluindo modelos similares ao VBTP-MR brasileiro.

O acordo prevê um projeto desenvolvido em conjunto entre o Exército e a Iveco, contemplando um veículo de transporte de 18 toneladas, equipado com motor diesel, com tração 6x6 e capacidade anfíbia, capaz de carregar 11 militares. As especificações básicas indicam 6,9 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura. O modelo poderá ser equipado com uma torre armada com operação por controle remoto para diversas aplicações diferentes. O modelo pode ser aerotransportado por um avião tipo Hercules C-130.

Boa parte dos componentes dos primeiros 16 veículos será importada, mas o projeto tem como diretiva a meta de elevar o conteúdo nacional acima dos 60%, com o objetivo de reduzir custos de produção e de manutenção. Segundo a Iveco, essa meta pode ser alcançada porque o parque nacional de fornecedores é de alta qualidade, seja em termos de componentes automotivos e de motores.
fonte: ABERJE

0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa