17 de mar. de 2009

Primeira hidrovia de SC começa a funcionar nesta terça

17/03 - Obras de sinalização permitirão viagens noturnas.
Segundo diretor da SDR, mais de 11 mil embarcações serão beneficiadas

Nesta terça-feira (17) deve ser inaugurada, em Joinville (SC), a primeira hidrovia do estado, ligando o município a São Francisco do Sul (SC). A inauguração deve ser marcada por uma viagem noturna do JetBus, embarcação que conduzirá os passageiros diariamente pelo trecho.

A sinalização náutica ao longo dos 23 quilômetros de viagem permitirá o transporte regular dos passageiros durante a noite e aumentará a segurança das embarcações.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) foi a responsável pela instalação das 19 boias, 24 lanternas solares e 21 balizas na hidrovia. A expectativa era de que a estrutura ficaria pronta em fevereiro, mas um problema na liberação de equipamentos importados acabou atrasando a obra, concluída na última quarta-feira (11).

Segundo o diretor da SDR, Fernando Camacho, mais de 11 mil embarcações serão beneficiadas. De acordo com o comandante do JetBus, Rogério da Silva, as placas e boias sinalizam o canal e impedem que barcos, lanchas e iates fiquem encalhados.

A conclusão da obra também vai possibilitar que o JetBus transporte regularmente passageiros entre São Francisco do Sul e Joinville à noite. Entretanto, segundo o diretor da empresa, Fernão Sérgio de Oliveira, ainda não há previsão de implantação de novas linhas.

”Ainda não conversamos a respeito. Nosso último horário continua sendo o das 17h30”, diz. Apesar disso, Oliveira assegura que a hidrovia será um benefício a mais para os passageiros com a proximidade do inverno.

”O nosso último horário já pega um trecho de penumbra. No inverno, já vai ser quase noite às 17h30”, afirma.

Durante o carnaval, a empresa fez uma experiência com a criação de cinco horários noturnos. O JetBus levou os passageiros de Joinville para São Francisco, e fez a rota inversa na madrugada. Segungo Oliveira, a intenção foi dar uma opção a mais para os foliões.

G1

0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa