17 de mar. de 2009

Serlac amplia base de clientes árabes

A trading do laticínio Itambé conquistou cerca de 20 novos importadores no Oriente Médio e Norte da África, após participação em duas feiras de negócios. O continente africano é o maior mercado.
Geovana Pagel geovana.pagel@anba.com.br
São Paulo – A Serlac, trading do laticínio Itambé, acaba de conquistar cerca de 20 novos clientes nos países do Oriente Médio e Norte da África. A empresa, que já vende para Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Bahrein, Omã, Argélia, Tunísia, Egito e Sudão, fechou novos negócios durante e após a participação em duas feiras: a Feira Internacional de Cartum, no Sudão, e a Gulfood, em Dubai, nos Emirados.

Atualmente, os países árabes adquirem 10% das 8 mil toneladas mensais exportadas pela companhia, e a expectativa é chegar a 18% ainda este ano. “Participamos da feira no Sudão pela primeira vez e foi muito positivo. Conseguimos reunir clientes que já trabalhamos e prospectar novos. Em Dubai, além de rever nossos antigos clientes, fizemos muitos contatos novos com importadores locais e dos demais países do Oriente Médio”, disse André Campos, gerente comercial da Serlac.

De acordo com Campos, alguns negócios foram fechados na hora, outros após a volta ao Brasil. Há ainda alguns contratos que ainda estão em negociação e devem ser finalizados nos próximos dias. “Estamos negociando com redes de supermercados, distribuidores e indústrias”, afirmou o gerente.

Segundo ele, nesta edição da Gulfood, os produtos que mais despertaram interesse dos importadores árabes foram leite condensado, leite evaporado e leite em pó. “Muitos desses novos clientes vão primeiro experimentar o produto para depois fechar novos pedidos, mas a tendência é dar continuidade aos negócios”, acrescentou.

Hoje os maiores mercados da companhia são África e América Latina. No entanto, a Serlac está investindo fortemente no mercado árabe. “Os países do Norte da África são grandes consumidores de leite em pó e compostos lácteos. A África como um todo é o mercado que mais consome nossos produtos. Do volume que exportamos para o setor privado é o mais representativo", disse.

A Serlac foi criada há sete anos e emprega 20 funcionários no departamento de exportação. A fábrica da Itambé produz mensalmente 11 mil toneladas de leite em pó, 4 mil toneladas por mês de leite evaporado e 10 mil toneladas de leite condensado. O grupo, que trabalha com mais de 8 mil produtores de leite, é o maior exportador de produtos de consumo diário do Brasil e o segundo maior do mercado interno.

O mercado árabe

No ano passado, as exportações brasileiras de leite e derivados para os países árabes somaram US$ 53,13 milhões, o que representou uma queda de quase 40% em relação a 2007. Os principais destinos foram Argélia, Sudão, Tunísia, Mauritânia e Arábia Saudita.

Contato

Serlac
Telefone: +55 (11) 3897-7352
Site: www.serlac.com.br
E-mail: andre.campos@serlac.com.br


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa