17 de mar. de 2009

Angola quer aproveitar experiência da Embrapa em produção de sementes

A Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília/DF) recebeu nesta segunda-feira, 16, uma comitiva de angolanos chefiada pelo vice-ministro da Agricultura de Angola, Zacarias Sambeny.

Em abril, o país africano - que já mantém memorando de entendimento com a Empresa – deverá receber uma equipe de especialistas em produção de sementes para detalhamento conjunto das necessidades imediatas. O objetivo é iniciar a produção ainda este ano.
“Nosso interesse é melhorar a produção de sementes contando com o know how da Embrapa para, com isso, queimar etapas”, disse Sambeny durante o encontro. Segundo o vice-ministro, o plano de desenvolvimento agrícola do país prioriza o uso do banco de germoplasma local e as culturas de milho, feijão (comum e caupi), sorgo e milheto. Posteriormente, pretendem criar também um centro de pesquisa para o arroz.

A comitiva angolana foi recebida pelo gerente geral José Roberto Rodrigues Peres. Ele entende que, se a intenção é encurtar caminho, será preciso planejar a instalação imediata de Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS) e o treinamento de pessoal para operá-las, além de investir na formação de técnicos especializados em sementes.

Animal - A produção de forrageiras e a inseminação artificial para reprodução animal e melhoramento das raças nativas também constam da lista de prioridades do governo e das instituições de pesquisas angolanos. Por isso, membros da comitiva visitarão os centros de pesquisa da Embrapa Gado de Leite e de Corte e a Embrapa Caprinos.

Também deverá ser conhecida a experiência da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia com resgate e preservação de germoplasma brasileiro, destacada pelo gerente de Planejamento e Negócios, José Amauri Buso, presente à reunião. A gerente de Programação e Administração, Mara Rocha, e o coordenador de Sementes e Mudas, Demerval David, participaram do encontro organizado por João Bosco Monnerat, ponto focal do Ministério de Agricultura de Angola na Embrapa.

Além do vice-ministro de agricultura de Angola, a comitiva conta com a presença de representantes do Instituto de Investigações Agrárias (IIA), Instituto de Investigações Veterinárias (IIV), Instituo de Cereais (Incer), Instituto Nacional do Café (Inca) e do Serviço Nacional de Sementes (Sense). A diretoria executiva da Embrapa receberá as autoridades africanas na tarde desta terça-feira, 17, na sede da Empresa, em Brasília/DF.


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa