12 de mar. de 2009

Chanceler da Bolívia reafirma respeito a compromissos internacionais

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), recebeu, nesta quinta-feira (12), a visita de delegação da Bolívia, liderada pelo ministro das Relações Exteriores, David Choquehuanca. Ao falar aos senadores, o chanceler boliviano comentou o interesse de seu país em difundir os princípios de sua nova Constituição, aprovada em 25 de janeiro de 2009, entre os quais destacou a segurança jurídica às empresas estrangeiras que lá atuam.

Ao mesmo tempo em que reiterou o respeito aos compromissos internacionais, David Choquehuanca reivindicou às multinacionais, citando expressamente a Petrobras, investimentos produtivos com transferência de tecnologia. Assinalou ainda a importância de se abrir um espaço de diálogo e de intercâmbio de experiências com a comunidade externa, em especial com o Brasil, estratégia apontada como fundamental para ajudar a Bolívia a se libertar da pobreza, avançar na luta contra o narcotráfico, resolver seus problemas de migração e consolidar as bases da democracia.

- Os bolivianos têm aprendido que o único caminho para resolver seus problemas internos é o diálogo - afirmou o chanceler.

Após a exposição do ministro boliviano, os senadores José Nery (PSOL-PA) e João Pedro (PT-AM) comentaram a participação que tiveram como observadores internacionais do referendo revogatório, realizado em agosto de 2008, onde os bolivianos decidiram pela continuidade, em seus cargos, do presidente Evo Morales, do vice-presidente Álvaro García Linera e de oito dos nove governadores do país. Ambos os senadores disseram ter constatado transparência no sistema eleitoral boliviano, amplo envolvimento da população e liberdade de participação das diversas forças políticas no processo.

No encerramento do encontro, Eduardo Azeredo disse que a CRE estará sempre aberta para buscar um melhor relacionamento entre Brasil e Bolívia. A comitiva contou com a presença ainda do vice-chanceler da Bolívia, Juan Pablo Ramos, do embaixador da Bolívia no Brasil, René Maurício Dorfler Ocampo, e do embaixador do Brasil na Bolívia, Frederico Araújo.
Simone Franco / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
88757


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa