18 de mar. de 2009

Diversidade Agrícola

Um projeto custeado com recursos captados junto ao Ministério da Integração Nacional vai possibilitar que agricultores de sete municípios da Mesorregião Metade Sul (Mesosul) do Vale do Rio Pardo possam encontrar novas alternativas de renda em suas propriedades. Entre as áreas atendidas estão a produção leiteira e a fruticultura, que podem ser desenvolvidas de forma paralela ao cultivo de tabaco.
Conhecida como Vitamina, por ter o propósito de reforçar a agricultura, a iniciativa começou a ser articulada há um ano e meio a partir de um projeto elaborado pela Prefeitura de Passo do Sobrado. Ao todo, foram obtidos R$ 300 mil para a compra de tratores, ordenhadeiras, resfriadores, computadores e cercas elétricas. Outros R$ 120 mil serão usados para custeio das propriedades.
A entrega dos equipamentos ocorreu ontem pela manhã, em Passo do Sobrado, e as máquinas serão destinadas a agricultores selecionados em cada um dos sete municípios que integram o Mesosul do Vale do Rio Pardo – Passo do Sobrado, Encruzilhada do Sul, Vale Verde, Pantano Grande, Rio Pardo, Candelária e General Câmara. Após receberem as chaves dos tratores, os beneficiados saíram em carreata pelas ruas do município.
Essas cidades, de acordo com o prefeito de Passo do Sobrado, Caio Baierle (PT), estão entre as mais carentes da mesorregião e por isso foram selecionadas. A partir dos resultados obtidos nelas, outras também poderão ser contempladas com o Vitamina. “Serão feitos trabalhos nas áreas específicas que visam a melhorar a qualidade de vida dos agriculores”, explica. O acompanhamento dos trabalhos contará com apoio do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Segundo Baierle, a partir da articulação dessa rede passarão a ser trabalhadas iniciativas voltadas ao desenvolvimento social regional. “É uma iniciativa pioneira de organização, voltada à busca e promoção da justiça social”, aponta.
A expectativa é de que em um ano já comecem a ser vistos os primeiros resultados. Antes do repasse do maquinário, representantes das cidades atendidas participaram de uma reunião na qual foram detalhados os objetivos e atribuições de cada um.

Fonte: Gazeta do Sul


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa