4 de mar. de 2009

Seminário internacional apresenta cases de sucesso

Experiências bem sucedidas de gestão sustentável de resíduos sólidos na América Latina, Europa e Ásia serão apresentadas nesta quarta (4) e quinta-feira (5), em Curitiba, no Seminário WasteNet

Cases de sucesso de gestão sustentável de resíduos sólidos na América Latina, Europa e Ásia ganharão destaque nesta quarta (4) e quinta-feira (5), das 9 às 18 horas, no Cietep, em Curitiba, no Seminário Internacional WasteNet. Promovido pelo Senai Paraná, o evento integra os trabalhos da WasteNet, uma rede internacional de cooperação que reúne pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa dessas regiões para troca de experiências e desenvolvimento de pesquisas em prol do manejo sustentável de resíduos sólidos. O Senai Paraná é o representante do Brasil na WasteNet.

Cinco grandes temas – Gestão sustentável de resíduos sólidos; Tecnologia: tratamento e destinação final de resíduos; Bioenergia: pesquisa e tecnologia; Produção de biogás: alternativa energética; e Aproveitamento de resíduos: como agregar valor – compõem a programação do evento.

Entre os palestrantes, membros da WasteNet e representantes de órgãos públicos, entidades e instituições ligadas à área ambiental, como Sabetai Calderoni, presidente do Instituto Brasil Ambiente, e André Vilhena, diretor executivo do Cempre (Compromisso Empresarial para a Reciclagem).

Participam do seminário profissionais da área ambiental, pesquisadores, estudantes universitários e industriários, As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.pr.senai.br.

“A gestão dos resíduos sólidos é hoje um dos principais problemas da sociedade moderna devido à sua geração, que é muito grande, e também por sua composição, que pode ser perigosa”, explica o consultor técnico do Senai e representante da entidade na WasteNet, Elcio Herbst.

Outra preocupação, diz Herbst, é a disposição final dos resíduos nas grandes cidades. “Só deveriam ser destinados para o aterro sanitário os resíduos que realmente não podem ser reutilizados ou reciclados”, considera o consultor do Senai, observando que o lixo orgânico pode ir para a compostagem, virar húmus ou ser utilizado como fonte de energia. “O excesso de resíduo orgânico acaba com a vida útil do aterro”, complementa.

Na visão dele, o seminário será uma ótima oportunidade para a sociedade, governos, terceiro setor e iniciativa privada conhecerem os projetos de sucesso que estão sendo desenvolvidos em outros países e podem ser aplicados no Brasil. “Esperamos que o evento resulte em troca de experiência internacional e nacional, despertando a viabilização de projetos e parcerias”, conclui Herbst.

SERVIÇO
Seminário Internacional WasteNet
Data: Dias 4 e 5 de março, quarta e quinta-feira
Local: Cietep
Endereço: Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, em Curitiba (PR)
Mais informações: www.pr.senai.br ou (41) 3271-7139.

Fonte: Fiep

0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa