4 de mar. de 2009

Bovespa opera em forte alta com expectativa de novo pacote chinês; dólar cai

A fonte de bom humor é a expectativa com uma reunião de governo na China, que poderia resultar em novo plano de estímulo econômico. No ano passado o país lançou pacote de US$ 584,7 bilhões. A recuperação no índice de atividade industrial chinesa também contribuía para o otimismo.

"Parece que as medidas de estímulo na China estão funcionando", disse Vladimir Caramaschi, economista-chefe do Credit Agricole.

As novidades levantaram o ânimo dos investidores, especialmente em relação aos mercados de commodities, setor que seria o mais beneficiado com um possível aumento de investimentos chineses na área de infraestrutura.

A melhora externa também influi no câmbio, reduzindo a demanda por proteção e o espaço para especulação contra a moeda brasileira. Há pouco, o dólar valia R$ 2,389 na venda, queda de 0,53%.

A queda de empregos no setor privado dos Estados Unidos em fevereiro, a maior desde 2001, acabou sendo ofuscada pelas notícias positivas vindas da China. Ainda hoje, serão divulgados dados sobre o setor de serviços dos EUA e o Livro Bege (síntese da situação econômica do país) do Federal Reserve (banco central americano).

Brasil
No mercado brasileiro, as ações de companhias aéreas subiam fortemente, um dia depois de a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizar a operação de qualquer voo doméstico no aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro).

Ainda no campo doméstico, levantamento divulgado nesta terça-feira mostra que os investidores estrangeiros voltaram a comprar ações na Bovespa. O saldo ficou positivo pela primeira vez desde maio do ano passado.

(Com informações de Reuters e Valor Online)

0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa