4 de mar. de 2009

Pequenas e médias empresas podem se inscrever em projeto de inserção

Por meio do Sistema Fiep, 55 empresas paranaenses dos setores de software, confecção e cosméticos serão beneficiadas com processos de profissionalização, capacitação e qualificação de produção e serviços em 2009. As Inscrições são gratuitas Empresas paranaenses dos setores de software, confecção e cosméticos podem se inscrever no processo seletivo que definirá as 55 contempladas pelo Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras – PAIIPME.
O projeto prevê investimentos que promovem o desenvolvimento e a inserção internacional de pequenas e médias empresas brasileiras, que passarão por processos de profissionalização, capacitação e qualificação de produção e serviços. A iniciativa é da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Delegação da Comissão Européia (DCE).

Ao todo, são 33 projetos desenvolvidos com entidades parceiras regionais, nacionais, públicas e privadas. Desses, 17 são desenvolvidos diretamente com parceiros e 16 são financiamentos de projetos regionais.
O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), receberá o recurso para o desenvolvimento de ações locais em 2009. “Cinquenta e cinco empresas paranaenses serão beneficiadas. Poderão participar do processo seletivo empresas de cosméticos, de softwares e que integram os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de confecções de todo o Estado”, informa Janet Castanha Pacheco, coordenadora do CIN.

De acordo com ela, o Programa busca internacionalizar as PMEs com ações integradas e complementares, oferecendo a inserção competitiva dessas empresas tanto no mercado interno quanto internacional. “O programa vai resultar na capacitação empresarial, estabelecimento de parcerias empresariais internacionais, adequação de produtos, melhoria logística, ampliação do mercado alvo e fortalecimento de aglomerações produtivas, como os APLs”, diz. O PAIIPME 2009 proporciona às empresas paranaenses participantes diagnóstico empresarial e dossiê estratégico de intercâmbio comercial, curso de gestão empresarial para internacionalização, consultorias e clínicas tecnológicas e missões internacionais.

As empresas interessadas em participar do projeto podem se inscrever gratuitamente no processo seletivo pelo e-mail Rafael.Rocha@fiepr.org.br. Mais informações pelo telefone: (41) 3271-9104.

Fonte: Fiep

0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa