14 de abr de 2009

Livro aborda importância do design na formação de identidades

A obra foi editada por meio do Projeto Parceria com Editoras, do Sebrae, que incentiva e dissemina a geração de informações de interesse dos micro e pequenos negócios.

Brasília - Para “dinamizar os recursos do território e valorizar seu patrimônio cultural imaterial, é fundamental reconhecer e tornar reconhecíveis valores e qualidades locais; essa é uma das principais tarefas do designer”. A avaliação é de Lia Krucken, autora do livro 'Design e território, valorização de identidades e produtos locais', já nas livrarias da editora Studio Nobel.

É o 20° livro editado pelo Projeto Parceria com Editoras, do Sebrae, que tem por objetivo incentivar e disseminar a geração de informações técnicas de interesse dos micro e pequenos negócios, além de incentivar o surgimento de novos autores que tratem do tema. Isso é feito em parceria com as editoras. Pelo projeto são editados três mil livros, dos quais o Sebrae se responsabiliza pela compra de mil que são distribuídos para bibliotecas das suas unidades nos Estados, de universidades, das escolas técnicas e de órgãos públicos.

“É um trabalho bom para o autor, pela oportunidade de publicar sua obra; para as editoras, que já começam com a garantia da venda de mil exemplares; para os micro e pequenos negócios, pelo acesso à informação; e para a sociedade, já que a melhoria dos negócios gera desenvolvimento”, explica a coordenadora do projeto, Bruna Machado Teixeira.

Para participar do projeto, as editoras precisam se credenciar no Sebrae. Atualmente há 30 editoras cadastradas a quem os autores devem procurar para apresentar suas obras. O projeto abrange 155 temas, que vão de administração e gerência, marketing, crédito e microcrédito, associativismo, políticas públicas, legislação empresarial à design, tema do livro de Lia Krucken.

Doutora em Engenharia de Produção e pós-doutora em Design, Lia aborda, em sua obra, a importância do design “na valorização de identidades, produtos e territórios” incluindo experiências no Brasil, na Itália e na França. Ela lembra, por exemplo, que em países como o Brasil, com grande diversidade étnica, riqueza cultural e biodiversidade, muitas vezes esses recursos não se convertem em benefícios para a população. Por isso, entende, são necessárias soluções que possibilitem o reconhecimento e visibilidade desses recursos. É aí que entra a importância estratégica do designer.

De acordo com Lia, a valorização dos produtos e identidades territoriais são particularmente importantes para os micro e pequenos negócios porque são estes que atuam em menor escala, conservam o “saber fazer tradicional” e têm maiores condições de desenvolver produtos com qualidade diferenciada. Para ela, o apoio do Sebrae funciona como “um caminho de duas mãos”, possibilitando a quem produz o conhecimento levar esses conhecimentos para quem precisa e, ao mesmo tempo, ampliar informações inclusive para quem está produzindo as informações.

O gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial, Juarez de Paula, destaca a importância de obras que tratem do tema. Na sua avaliação, o design é importante se associado com a identidade do território. “Isso agrega valor e assegura identidade territorial ao produto. Ele deixa de ser commodity e passa a ser um produto diferenciado”, reforça.

Para se credenciar ao Projeto Parceria as editoras precisam já ter publicado três obras técnicas, ser uma empresa formal e estar no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf).

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7138 e 2107-9362
Bruna Machado - (61) 3348-7436
Lia Krucken - (31) 3275-1984


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