1 de mar. de 2009

Sandálias da Paraíba para o mundo

Agência de Notícias Brasil-Árabe
Os sapatos femininos da Donna, com fábrica em Campina Grande, já são exportados para países da América Latina, Europa e África. A marca também iniciou contatos com um importador de Dubai.

Geovana Pagel geovana.pagel@anba.com.br

São Paulo – A fabricante de calçados e componentes Donna é pequena, mas sonha grande. Instalada no Pólo de Calçados Manuel Raimundo de Sousa, em Campina Grande, no estado da Paraíba, começou a produzir em 2001 e um ano depois já mandou os primeiros contêineres para o exterior.

Hoje os calçados da marca Donna são exportados para Chile, Equador, Venezuela, Guianas, Alemanha e Angola. Em breve, devem desembarcar também em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. "Fizemos contato com um importador de Dubai durante a Francal do ano passado (feira do setor realizada em São Paulo) e estamos aguardando dar continuidade ao negócio", afirma um dos sócios-proprietários da empresa, Francimar Rodrigues de Carvalho.

"Ele ficou bastante interessado na nossa linha de sapatos mais sofisticada, com modelos arrojados e design diferenciado", afirma. Os mesmos modelos estão entre os mais vendidos para o importador da Alemanha. "Temos dois profissionais, um estilista e um modelista, que trabalham integralmente no desenvolvimento de novos produtos, buscando aliar tecnologia, conforto, durabilidade e estilo", destaca o empresário.

Um dos segredos do sucesso da marca, segundo Carvalho, é a diversificação. Além de sapatos femininos, a Donna fabrica bolsas, componentes como solados, palmilhas e saltos. Na fábrica de calçados trabalham 40 funcionários que produzem cerca de 1.200 pares/dia na alta temporada e 600 pares/dia nos demais meses do ano. Já na fábrica de componentes trabalham 27 funcionários que produzem em média cinco mil componentes/dia.

A empresa mantém um showroom no Chile e outro na Venezuela. Do total produzido em 2008, 30% foi enviado para o mercado externo. Os embarques das mercadorias para o exterior são feitas por meio dos portos do Rio Grande do Sul, Santos e via aeroporto de Viracopos, interior de São Paulo.

"Além de comprarem nossos produtos, os clientes também adquirem mercadorias de fábricas paulistas e gaúchas, preferindo assim embarcar todos os produtos juntos em contêineres. Dessa maneira, fica mais econômico para eles", explica.

No mercado interno a Donna trabalha com representantes em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiânia, Pernambuco e Ceará. Também iniciou um sistema de franquias. "Já temos uma franquia na Paraíba, três no Rio Grande do Norte e estamos negociando a instalação de uma loja exclusiva em Brasília e duas em Goiânia", destaca o empresário.

Em janeiro desse ano, a indústria chamou bastante a atenção dos visitantes da Couromada, feira do setor que ocorre em São Paulo, e seus proprietários foram surpreendidos pelo crescimento das exportações de sandálias rasteirinhas. "Nossas exportações aumentaram em mais de 100% comparadas a janeiro de 2008. Com o dólar subindo, os importadores estão fugindo dos produtos chineses e buscando mais estilo e qualidade", diz.

Entre as mais recentes novidades desenvolvidas pela empresa, Carvalho destaca a linha Confort, com sandálias de salto alto de 10 centímetros e extremamente confortáveis. "Desenvolvemos uma palmilha com espuma de EVA expandida, muito macia e com memória, ou seja, retoma sempre o formato original", diz.

Contato
Telefone: +55 (83) 3333 3978
Site: www.beladonna.com.brJustificar
E-mail: dona@beladonna.com.br

0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa