1 de mar. de 2009

Kassab busca em Beirute soluções para São Paulo

Agência de Notícias Brasil-Árabe
O prefeito paulistano estará no Líbano a partir deste domingo. Além de conhecer o projeto de reconstrução da capital, ele terá encontros com empresários libaneses e potenciais investidores.

Alexandre Rocha alexandre.rocha@anba.com.br

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, estará no Líbano a partir deste domingo (01) para uma visita de sete dias. Um dos principais objetivos da viagem será conhecer o programa de reconstrução do centro de Beirute implementado após o fim da guerra civil que devastou o país entre 1975 e 1990. Kassab atende também a um convite do presidente libanês, Michel Suleiman, por quem será recebido.

A idéia, de acordo com a prefeitura paulistana, é levantar informações sobre a experiência libanesa, considerada bem sucedida, para eventual aplicação na solução de problemas em São Paulo. Iniciativas realizadas em Beirute podem ser utilizadas em programas de revitalização, como o do centro da capital paulista.

“Vamos conhecer qual é o modelo de revitalização do centro de Beirute, considerado um caso de sucesso internacional”, disse à ANBA o secretário municipal de Relações Internacionais, Alfredo Cotait Neto, que fará parte da delegação. Outro integrante será o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Luiz Bucalem. “Ele [Bucalem] vai verificar como [os libaneses] fizeram e ver se é possível replicar o modelo”, acrescentou.

Wanderlei Celestino/Divulgação Wanderlei Celestino/Divulgação

Região da Luz pode se beneficiar da experiência de Beirute
Segundo Cotait, um dos projetos onde a experiência libanesa pode eventualmente ser aproveitada é o da Nova Luz, que envolve a recuperação de 225 hectares de áreas degradas na região central da capital paulista.

O centro de São Paulo, área mais nobre da cidade no passado, sofreu um forte processo de degradação nas últimas décadas. Apesar de alguns esforços de recuperação em anos recentes, várias áreas da região ainda precisam ser revitalizadas, o que depende de projetos viáveis e investimentos.

Segundo a prefeitura, o projeto libanês Solidere, que incluiu a criação de uma empresa de desenvolvimento urbano com o mesmo nome, resultou até agora da revitalização de 191 hectares no centro da capital libanesa, sendo que a área total dos prédios recuperados soma 4,7 milhões de metros quadrados (470 hectares).

Os libaneses também estão interessados em experiências da capital paulista, tanto que pediram a presença do secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, para tratar de um eventual intercâmbio nessa seara.

Negócios

Além de conhecer o programa, Kassab vai apresentar aos libaneses oportunidades de negócios e investimentos em São Paulo. Haverá um seminário empresarial promovido pela Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura de Beirute, seguido de rodadas de negócios.

De acordo com Cotait, o prefeito vai acompanhado por mais de 50 empresários e representantes de entidades setoriais, entre eles o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Salim Taufic Schahin, e o vice-presidente de Relações Internacionais da entidade, Helmi Nasr. O secretário acrescentou que boa parte dos empresários é ligada ao ramo de construção.

Kassab terá também um encontro com investidores árabes organizado pelo banqueiro libanês Adnan Kassar, presidente da União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes, entidade à qual a Câmara Árabe Brasileira é filiada. “Vamos convidar os investidores a conhecer São Paulo”, disse Cotait.

São Paulo, maior cidade e principal pólo econômico do Brasil, tem quase 11 milhões de habitantes, sendo que uma boa parcela da população é formada por descendentes de árabes, especialmente sírios e libaneses que começaram a chegar ao país no final do século 19.

O próprio Kassab é descendente de libaneses. Engenheiro e economista de 48 anos, ele foi reeleito prefeito no ano passado para um mandato de quatro anos. Antes ele ocupou os cargos de vice-prefeito, deputado federal, deputado estadual e vereador.

0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa