23 de mar. de 2009

IBGE realiza pesquisa inédita sobre a saúde dos estudantes

O estudante brasileiro possui uma alimentação saudável? Faz atividade física? Fuma? Quando começou a fumar? Já se envolveu em episódio de violência? Qual é a estrutura familiar destes jovens? Estas e outras perguntas serão respondidas pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense 2009), que começa a ser coletada hoje, em alguns estados brasileiros, em parceria com o Ministério da Saúde e apoio do Ministério da Educação, junto a 70 mil alunos de 1.507 escolas públicas e privadas de todo o país...

A Pense dará subsídios para a implantação do Sistema de Vigilância dos Fatores de Risco e Proteção à Saúde dos Adolescentes, do Ministério da Saúde. Além disso, direcionará as políticas públicas voltadas para os jovens e os futuros investimentos nesta área. A coleta dos dados está prevista para começar, hoje, no Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul e Piauí. Os outros estados iniciam a pesquisa até 10 de abril, e a coleta deverá ser feita até meados de junho. A divulgação dos resultados da Pense está prevista para dezembro deste ano.

A partir de questões sobre alimentação, atividade física, condições de vida, violência, tabagismo, saúde bucal, acidentes, consumo de álcool e drogas, a Pesquisa traçará o perfil das condições de vida do estudante brasileiro. O questionário inclui perguntas sobre o número de pessoas que vivem na residência, a higiene pessoal e bucal, atividade física, se já fez uso de tabaco, álcool com qual frequência, entre outras. Os estudantes também serão pesados e medidos.

Os alunos que responderão a Pense estão cursando a 8ª série ou 9º ano do ensino fundamental, em 1.507 escolas selecionadas a partir do cadastro de escolas do MEC/2007, em uma média de 50 a 60 escolas por estado. Farão parte da equipe de coleta do IBGE, 27 supervisores da área social, 27 supervisores da área de informática e cerca de 500 pesquisadores de campo.

Como nesta pesquisa os próprios jovens responderão ao questionário eletrônico, em um computador de mão (PDA), o IBGE realizou, em 2008, com sucesso, testes piloto no Rio de Janeiro, em Recife, Belém e Luziânia, em que os estudantes mostraram facilidade para utilizar o computador de mão e responder à Pesquisa.

Para esclarecer dúvidas em relação à coleta da Pense, os representantes das escolas foram convidados pelo IBGE para uma reunião preparatória, realizada em todos os estados, onde os técnicos do Instituto orientaram reservar um ou dois horários (tempos de aula) para os alunos responderem aos questionários.

Os dados individuais coletados (nomes dos alunos e das unidades de ensino) pelo IBGE para elaboração da pesquisa serão utilizados exclusivamente para fins estatísticos, portanto, não serão identificados e nem divulgados.


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa