14 de mar. de 2009

Diretor-geral do DNIT participa de reunião sobre o Novo Modelo Agropastoril e Logístico para Mato Grosso

13/03 - O Diretor-Geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, participou, nesta quinta-feira (12), em Sinop/MT, de reunião com o Ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, os secretários executivo e de política de transportes do ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos e Marcelo Perrupato e o governador do estado, Blairo Maggi. No evento, discutiram-se as bases de implementação de um Novo Modelo Agropastoril e Logístico para o estado do Mato Grosso. O encontro faz parte do Plano Amazônia Sustentável – Área de Influência da BR-163.

O novo modelo prevê a gestão compartilhada da área ambiental, do sistema agropastoril, da logística e das verbas para pavimentar as estradas vicinais que dão acesso à BR-163, bem como a intensificação produtiva para a geração de oportunidades econômicas na região. Além disso, no programa Amazônia Sustentável, serão desenvolvidos projetos de recuperação de áreas degradadas, incluindo ações relacionadas ao licenciamento ambiental, à compensação de possíveis danos ao meio-ambiente e à expansão da produção na região.

Pagot lembrou que o DNIT tem projetos de obras para a BR-163 e todas as demais rodovias do país, mas que em alguns casos ainda ocorrem atrasos devido à emissão de licenças de instalação pelo IBAMA. Ele destacou ainda a necessidade de simplificar e desburocratizar essas autorizações. “Faço um apelo para que seja encontrada uma nova metodologia de condicionantes ambientais que preserve o meio ambiente, mas que não atrase o cronograma de obras”, afirmou. O diretor acrescentou que, atualmente, o DNIT tem cerca de dois mil quilômetros de rodovias em todo o Brasil com obras contratadas e licitadas esperando apenas a licença de instalação para ter início.

DNIT



0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa