28 de mar. de 2009

Biodiesel - fonte de energia renovável

O biodiesel é um combustível feito a partir de gorduras animais ou, principalmente, de óleos vegetais, ou seja, de fontes renováveis. Foi criado e desenvolvido para substituir parcial ou totalmente o óleo diesel derivado do petróleo, em motores de automóveis, caminhões, tratores, etc. e, ainda em motores estacionários, como geradores de energia elétrica, motobombas, entre outros....

No Brasil, devido à grande diversidade vegetal, é possível utilizar muitas plantas como matéria-prima para a produção do biodiesel. Entre elas podemos citar a mamona, a palma, que produz o óleo de dendê, o amendoim, a soja e o babaçu, entre outras. Esta grande variedade vegetal é uma grande vantagem competitiva do Brasil em relação aos outros países que também estão apostando neste combustível, pois nunca haverá falta de matéria-prima para a produção.

Desta forma, o nosso país poderá facilmente ser um dos grandes produtores e exportadores de biodiesel do planeta. Esta atividade poderá representa para o Brasil um significativo aumento de receita, geração de empregos, aumento na arrecadação de impostos e um destaque internacional.

A Alemanha (que é a maior produtor de biodiesel da Europa), por exemplo, utiliza-se basicamente de apenas uma planta para a produção deste combustível (a colza). Isto faz com que haja certa fragilidade na cadeia produtiva, pois se houver uma quebra na produção deste vegetal, toda a produção do biodiesel alemão poderá ser afetada.

Para os produtores rurais brasileiros, o crescimento do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) do Governo Federal é uma possibilidade real para o aumento da produção e de ganhos com as atividades agrícolas, pois representa o crescimento da demanda por óleos vegetais, que serão produzidos a partir de diferentes espécies vegetais, de acordo com a região do País.

O biodiesel, além de ser fruto de fontes renováveis, ainda contribui para a redução de gases de efeito estufa na atmosfera, gases estes que são os principais causadores do aquecimento global. Por esta razão, além do seu potencial econômico muito grande, o fator ecológico torna-se ponto vital para a continuidade das pesquisas, desenvolvimento e utilização deste combustível que pode trazer grandes benefícios econômicos para o Brasil e se tornar um importante produto para exportação.



0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa