17 de abr. de 2009

Weber Porto é o novo Presidente da Câmara Brasil-Alemanha

A partir de 23 de março, a Câmara Brasil-Alemanha tem novo Presidente e novos Vice-Presidentes. O Presidente da Evonik Degussa Brasil, Weber Porto, assume o cargo de Presidente em substituição ao Dr. Rolf-Dieter Acker, Presidente da BASF na América do Sul.

Como Vice-Presidentes: Thomas Schmall, Presidente da Volkswagen no Brasil; Adilson Primo, Presidente da Siemens Brasil; Julio Muñoz Kampff, Presidente da Henkel no Mercosul; Wilson Bricio, Presidente da ZF Brasil e Kurt Lambert, Diretor de Operações e Gerente Geral para a Área de Serviços do banco WestLB, como Tesoureiro.

Segundo Weber Porto, entre os principais desafios da Câmara Brasil-Alemanha ao longo de 2009, está a realização do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EE), que acontecerá de 30 de agosto a 1º de setembro, em Vitória (ES), e a estruturação do Centro Alemão de Inovação e Ciência, que foi inaugurado em meados de março deste ano.

"É uma grande responsabilidade suceder uma gestão repleta de realizações e muito êxito. Um dos primeiros desafios será a elaboração de um programa atrativo durante o Encontro Econômico, que possibilite a geração de novos negócios para todos as empresas participantes." Durante a cerimônia de posse, Weber Porto destacou ainda a importância da gestão do Dr. Acker, "a qual foi marcada por eventos de grande representatividade, que fortaleceram o posicionamento da instituição".

Outra meta do novo Presidente é a criação de um ambiente que estimule um maior envolvimento dos associados junto às atividades da Câmara Brasil-Alemanha. Por isso, serão formadas comissões, as quais serão diretamente lideradas pelos vice-presidentes, diretores e membros da instituição.

Os pontos altos da gestão de Dr. Acker foram as visitas do Presidente e da Chanceler da Alemanha, Horst Köhler, e Angela Merkel, respectivamente, em 2007 e 2008, e mais recentemente, a Ecogerma 2009 - Feira e Congresso de Tecnologias Sustentáveis, que movimentou a cidade de São Paulo entre 12 e 15 de março.

Dr. Acker relembrou os momentos mais importantes de seus mandatos, os quais possibilitaram uma ampliação das atividades da instituição nas áreas de responsabilidade social, sustentabilidade e transferência de tecnologia. "A abertura do German Business Center e a realização de importantes eventos, como a Ecogerma 2009, marcaram os últimos anos como presidente da Câmara", ressalta Dr. Acker.

A cerimônia de posse do novo Presidente, que aconteceu dia 23, às 12h, no Club Transatlântico, em São Paulo, contou com a presença do representante do Ministro Miguel Jorge, Armando Meziat, Secretário do Desenvolvimento da Produção no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de executivos das principais companhias alemãs instaladas no País.

Perfil de Weber Porto

Formado em Engenharia Química, Weber Porto iniciou sua carreira na Evonik em 1983 (na época Degussa). Durante este período e até o ano de 2000, exerceu várias atividades na empresa, incluindo 6 anos na Alemanha e 2 anos e meio na Argentina como presidente da Degussa Argentina. No ano 2000 assumiu a presidência da empresa no Brasil e partir de 2001, passou a ser responsável pela região América do Sul. Em 2004 voltou à Alemanha e retornou em 2007 ao Brasil, reassumindo a posição de presidente da região América do Sul. Além de ser o atual Presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Weber Porto é Diretor da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Conselheiro da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e membro do Advisory Board do Projeto Vínculos - UNCTAD.


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa