10 de mar. de 2009

Senadores discutirão crise na exportação brasileira de carnes

A preocupação com a retração do mercado internacional de carnes e o consequente fechamento de grandes frigoríficos no Brasil motivou a aprovação, nesta terça-feira (10), de requerimentos para a realização de audiências públicas sobre a situação da pecuária brasileira na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O colegiado, presidido pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS), realizará debates sobre os impactos da crise financeira internacional Entenda o assunto na bovinocultura de corte e na suinocultura. Autor do primeiro requerimento aprovado, o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) alertou para os problemas decorrentes da suspensão dos abates de animais, anunciada pela rede de frigoríficos Independência, uma das maiores exportadoras de carne bovina do Brasil. A empresa fechou suas unidades instaladas no país e não fixou prazo para a retomada das atividades.

Para Goellner, é essencial que os senadores discutam com representantes do governo a extensão do problema, analisando se as dificuldades da rede Independência são um caso isolado ou se indicam o início de uma crise no setor de frigoríficos.

- O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina, sendo de interesse nacional a discussão de uma política de fortalecimento da pecuária e da indústria frigorífica - frisou o senador por Mato Grosso.

A audiência pública deverá ser realizada na próxima terça-feira (17), conforme informou o senador Valter Pereira. Serão convidados representantes dos ministérios da Fazenda e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); da rede de frigoríficos Independência; e das associações brasileiras das Indústrias de Exportadoras de Carne e de Frigoríficos.

Suínos

Os membros da CRA acolheram ainda requerimento do senador Raimundo Colombo (DEM-SC) propondo a realização de debate sobre os problemas enfrentados pelo setor produtor de carne suína. Conforme justificação apresentada por ele, as exportações desse segmento representam 20% do total produzido, sendo a Rússia o maior comprador da carne suína brasileira.

- Com o agravamento da crise naquele país, os efeitos sobre o setor foram imediatos - disse Colombo, alertando ainda para a forte concorrência da produção norte-americana.

O debate está previsto para o dia 24 de março. Deverão ser convidados representantes do governo e das empresas do setor.
Iara Guimarães Altafin / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
88593

0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa