10 de mar. de 2009

Projeto Organics Brasil fecha 2008 com 58 milhões de dólares em exportações

O dinamismo do setor, que conta com empresas dos mais variados tamanhos, demonstra o potencial que os produtos orgânicos brasileiros têm pela frente no mercado mundial. Neste momento, temos que ter cautela porque 2009 será um ano difícil para as empresas, mas o mercado e a tendência das pesquisas de consumo apontam que o segmento crescerá mesmo assim. O mercado interno terá um crescimento grande com a regulamentação, que foi assinada no final de 2007, e o que poderemos observar será a entrada das grandes empresas e até multinacionais no mercado nacional, o que trará benefícios para toda a cadeia produtiva”, afirma Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil.

As perspectivas para 2009 continuam positivas, apesar das recentes notícias de desaquecimento da economia mundial. “O Brasil continua sendo um dos grandes fornecedores de matéria prima orgânica para as cadeias de alimentos, cosméticos e moda, mas tem produtos processados e industrializados – bem aceitos nas principais redes de varejo de diversos países por sua qualidade e por ser um produto brasileiro com a imagem de ‘orgânico por natureza’”, conclui.

PRODUTOS ORGÂNICOS BRASILEIROS EM ALTA

As frutas orgânicas e os insumos - para alimentos e cosméticos - têm sido os itens de maior demanda nas feiras internacionais. Os produtos industrializados, como roupas de algodão orgânico, cosméticos e alimentos (banana passa ou barra de cereais) com ingredientes da Amazônia têm tido procura crescente.

“Os mercados tradicionais de orgânicos querem comprar produtos certificados, com conceitos de comunidades que promovam a sustentabilidade, desenvolvam práticas éticas de comércio, tenham uma história por trás e que pratiquem o ´fair trade´ (comércio justo). As histórias dessas comunidades são contadas nos pontos de venda como um valor agregado ao produto e é uma exigência do consumidor de orgânicos. Compra-se mais que um produto, vivencia-se um conceito de vida”, explica Ming Liu.

O caso da empresa familiar Chá Mate Triunfo, com sua floresta nativa própria de Chá Mate no Paraná é um exemplo: iniciaram em 2005 quando suas exportações representavam menos do que 1% de seu faturamento, e hoje é mais do que 70% do negócio: “Começamos juntos com o projeto em 2005, indo às Feiras e vendendo inicialmente nosso produto como convencional, introduzindo um produto pouco conhecido num mercado que apostamos. Aos poucos investimos em certificações, melhoria dos processos da fábrica para adequação e atendimento ao mercado externo, e hoje somos reconhecidos. Temos clientes na Europa e Estados Unidos e nossa próxima etapa - em 2009 - é obter novas certificações internacionais de “Boas Praticas de Manufatura” e “Comércio Justo”, tudo isso para entrar nos novos mercados. Apesar da crise, 2008 foi um ano muito bom e esperamos em 2009 continuar os investimentos em adequações e controle de qualidade e aumentar nossas vendas em 20%”, conta Kátia Kobata, gerente de exportação da Chá Mate Triunfo.

Em 2009, o Organics Brasil abrirá novos mercados como: Canadá, Reino Unido, Emirados Árabes e outros que serão prospectados. As ações já confirmadas são as participações nas Feiras:

Biofach Nuremberg – 19-22 fevereiro
Expo West (Estados Unidos) - 06-08 março
Sial Canadá – 1-3 Abril
ATO (Estados Unidos) – 5-7 abril
Biofach América (Estados Unidos) – 24-26 setembro
Biofach Japão – 07-09 outubro
Biofach América Latina – 15-17 outubro
Férias e Ações de Prospecção
Dubai – Sabores do Brasil (Apex Brasil) (Dubai) 21-22 Fevereiro
Natural & Organic Products Europe – (Londres) – 5-6 Abril
SANA (Itália) – 11-14 setembro
NÚMEROS DO PROJETO ORGANICS BRASIL

ANO EMPRESAS PARTICIPANTES VOLUME DE EXPORTAÇÃO ESTADOS REPRESENTADOS
2005 12 US$ 9,5 MILHÕES Paraná
2006 33 US$ 15 MILHÕES PR, SP, RJ, MG, CE, PA e SC
2007 42 US$ 21 MILHÕES PR, SP, RJ, MG, CE, PA, AM e SC
2008 64 US$ 58 Milhões PR, SP, RJ, MG, CE, PA, AM, AP,PB,RS,DF, e SC


PROJETO ORGANICS BRASIL - www.organicsbrasil.org
Fonte: Ming Liu - coordenador executivo
Vera Moreira/Assessora de Imprensa/ Tel (11)3253-0586


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