26 de mar. de 2009

Nordeste Unido pela Sustentabilidade

Em João Pessoa, nos dias 15,16 e 17 de abril deste ano acontecerá o Global Forum América Latina – Call For Action Nordeste, movimento de inovação criativa para a cooperação entre universidades, empresas, poder público e sociedade civil na discussão sobre sustentabilidade. O evento contará com o apoio de todos os Estados do Nordeste através das Federações das Indústrias dos nove Estados da região...

Serão três dias de interação, onde os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, conceber propostas inovadoras e criar uma rede para o fortalecimento de alianças em prol da sustentabilidade.

A programação do evento já está definida e contará com a presença do professor Ronald Fry que coordenará o evento aplicando a metodologia Appreciative Inquiry (Investigação Apreciativa) criada por David Copperrider na Case Western Reserve University, de Cleveland. Esta metodologia permitirá aos participantes experimentar de forma coletiva um processo de investigação e reflexão que os auxiliará na construção e no desenvolvimento de projetos.

Na abertura do evento dia 15, os participantes poderão conferir a apresentação de pôsteres, relatos acadêmicos e empresariais, apresentação dos Cases Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho. No dia seguinte (16), além do credenciamento estão previstas palestras com Ricardo Young – UNIETHOS e Bauback Yeganel, PhD – Byconsulting esta com o tema No contexto de crise e ameaça ao desenvolvimento sustentável: Desafio da aprendizagem organizacional, a partir do que for discutido nas palestras terão inicio as atividades baseadas na metodologia Investigação Apreciativa, onde os participantes formarão equipes para discutir as iniciativas em torno das oportunidades mais populares e esboçarão a Declaração de Aspirações. Fechando o Global Fórum Nordeste Call for Action haverá palestras com Alexandra Reschke, cujo tema é Educar e sensibilizar para a preservação do patrimônio de todos, e também com Augusto de Franco – Escola de Redes com o tema Tudo que é Sustentável tem o padrão de rede e apresentação das Imagens do Futuro Ideal.
O Global Forum América Latina – Call For Action Nordeste é uma iniciativa da Federação das Indústrias da Paraíba - FIEP e da Universidade Corporativa da Indústria – UCIP em parceria com a Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Outras informações pelos telefones (83) 2101-5396 ou 5493.





PROGRAMAÇÃO

15/04 - Quarta-Feira
8h Abertura do Congresso Acadêmico
8h30 Apresentação dos Posters
9h Apresentação de relatos Acadêmicos e Empresariais
12h Encerramento relatos Acadêmicos e empresariais
14h Apresentação dos Cases das empresas PSQT (Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho)
18h Encerramento apresentação dos Cases
19h Solenidade de Abertura da Conferência
21h Coquetel

16/04 - Quinta-feira
7h30 Credenciamento
8h30 Boas vindas – Francisco Gadelha – Presidente FIEP PB
8h45 Palestrante – Ricardo Young – UNIETHOS
9h15 Introdução ao Dia e ao Processo de Investigação Apreciativa
Facilitadores: Ronald Fry, PhD, Ilma Barros PhD
10h Descoberta: Investigação Apreciativa – entrevistas em duplas – entrevistas se estendem além do intervalo.
[Intervalo durante as entrevistas]
11h Descobrindo os ativos na sala: Partilha e temas das mesas: fatores mais comuns de (1) história mais importante; (2) imagens futuras e (3) maiores expectativas para este Global Fórum.
11h30 Relatórios
11h45 Descobrindo Fatores de Sucesso para a parceria cruzada: Partilha e temas das mesas: fatores mais comuns para questões do tópico das entrevistas sobre parceria, liderança sustentável, etc.
12h30 Relatórios
13h Almoço
14h Palestrante - Bauback Yeganel, PhD – Byconsulting - No contexto de crise e ameaça ao desenvolvimento sustentável: Desafio da aprendizagem organizacional
15h Descoberta:
• Expectativas da Indústria em relação à Universidade para educação executiva que contribua para uma melhor formulação e implementação de estratégias sustentáveis bem sucedidas.
• Expectativas da Universidade em relação à Indústria considerando a produção de novos conhecimentos, tendências, inovações e a própria educação de executivos que impulsionem estratégias sustentáveis bem sucedidas.
15h45 Intervalo
16h Descoberta: Quais são os fatores chaves que sustentam a cooperação efetiva entre os seguintes atores: empresas, universidades, sociedade civil e poder público?
17h Audiovisual e Encerramento.

Sexta Feira – 17/04
Facilitadores: R. Fry e I. Barros
Mesas: volta ao formato original, marcação de mesas max-mix

8h30 Abertura e estrutura do dia – Ronald Fry
8h40 Palestrante – Alexandra Reschke - Educar e sensibilizar para a preservação do patrimônio de todos
9h20 Sonho: Imagens do Futuro Preferido – as mesas compartilham e desenvolvem imagens futuras de parcerias cruzadas, etc.
- últimos 15-30 minutos: preparar apresentação criativa das imagens favoritas.
10h30 Intervalo
11h30 Apresentação das Imagens do Futuro Ideal
12h30 Mesas desenvolvem idéias acionáveis ou oportunidades baseadas em todas as imagens compartilhadas.
14h Palestrante – Augusto de Franco – Escola de Redes: Tudo que é Sustentável tem o padrão de rede
14h30 Do Sonho ao Desenho: Construindo o Mapa de Oportunidade – votação por pontos
15h Intervalo [Facilitadores fazem sumário do mapa]
15h30 Desenho: formar Equipes de Novas Iniciativas em torno de oportunidades mais populares. Novas Equipes negociam, introduzem e esboçar a Declaração de Aspirações.
16h30 Compartilhamento do esboço das Declaração de Aspirações e feedback apreciativo em post-its.
16h50 Equipe renegocia o ajuste e revisa os Aspirações.
17h30 Todas as Equipes de Oportunidade compartilham as Declarações de Aspirações finais (cartão verde/amarelo de voto).
18h Chamado à ação
18h30 Próximos passos e encerramento

**********************************************************************
Informações:
(83) 2101- 5396/ 2101-5408/ 2101-5483
Inscrições e Informações: www.globalforum.com.br



0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa