26 de mar. de 2009

SENAI/SC apresenta proposta de atendimento ao setor portuário

Florianópolis, 25.03.2009 - O diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, apresenta à superintendência do Porto de Itajaí a proposta de atendimento ao setor portuário, nesta quinta-feira (26). A instituição oferecerá um conjunto de cursos e serviços de consultoria, aproveitando suas competências no setor existentes em todo o país. O encontro será às 15 horas, na unidade do SENAI em Itajaí (rua Rua Henrique Vigarani 163)...

O SENAI/SC já oferece cursos operacionais, técnicos e de pós-graduação ao setor. São cerca de 40 programas específicos, como os cursos técnicos em logística e de operações portuárias, a pós-graduação MBA em gestão estratégica portuária, e cursos de qualificação como de conferente e manipulador de cargas, vistoriador de contêiner, operador de empilhadeira (grande e pequeno porte) e de transpaleteira. Inúmeros outros programas transversais, como os de manutenção também são de interesse do setor.

A instituição também pode oferecer cursos e consultorias na área gerencial, tais como Balanced Scorecard (BSC), ISO 9001 e ISO 14001, plano de cargos e salários, programas de gestão da qualidade, gestão ambiental e programa de participação nos resultados. Em termos de consultoria, o SENAI de Itajaí já prestou consultoria para a implantação de sistemas de gestão da qualidade que levaram o porto de Itajaí, Teconvi (Terminal de Contêiners do Vale do Itajaí) e porto de Itaqui (este no Maranhão) a obter a certificação pelas normas NBR ISO 9001. O SENAI de Itajaí também prestou consultoria em gestão para o Porto Enapor, em Cabo Verde (África).

O SENAI também possui o Programa de Gestão em Logística, iniciativa que conta com o apoio do SENAI Departamento Nacional e congrega oito estados brasileiros, e que também está em negociação com instituição alemã para parcerias. O SENAI Itajaí já tem desenvolvido diversos trabalhos em empresas na área de logística, tais como gestão de estoque, custos logísticos, PCP (Planejamento e Controle da Produção), produção enxuta e simulação computacional.

A proposta que será apresentada ao Porto de Itajaí consiste num conjunto de produtos e serviços ministrados de maneira corporativa e em rede. A idéia é aproveitar, em qualquer ponto do país, as competências existentes no SENAI nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Ceará.

O SENAI de Itajaí atua nas áreas metalmecânica, logística, automotiva, segurança, construção civil, construção naval, eletroeletrônica, gestão empresarial, automação e informática e portuária.


Ivonei Fazzioni
Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC
48 3231-4673 / 48 8421-3600
ivonei@fiescnet.com.br


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa