21 de mar. de 2009

Setor de confecção é beneficiado com qualificação de mão-de-obra

A cada dia que passa a procura por cursos técnicos de qualidade vem crescendo gradativamente em todo o país. Os cursos possuem o objetivo de preparar a pessoa para o mercado de trabalho de uma forma simples e prática.

Para isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional do Piauí - vem intensificando a oferta de diversos cursos de formação profissional em diferentes áreas de atuação em todo o Estado.

Um destes cursos é Operador de Máquinas de Costura Industrial, que está sendo realizado nas dependências do Piauí Center Moda, no bairro Tabuleta, em Teresina. O local abriga mais de 120 lojas, sendo considerado o maior centro de comercialização do segmento têxtil no Piauí. O curso promovido pelo Senai-Pi está sendo desenvolvido através de parceria com o Sebrae, o Sindivest e a Fundação Wall Ferraz, contando com uma carga horária de 240 horas/aula e a participação de 60 alunos, divididos em três turmas de 20...

De acordo com o Instrutor Sérgio Alves Noronha, técnico formado pelo CETIQT, no Rio de Janeiro, 80% dos alunos são pessoas que estão em busca de uma profissão e desejam ingressar no mercado de trabalho. É o caso de Cássia Rodrigues de Sousa, de 23 anos, que atualmente tem como fonte de renda o que arrecada na venda de bijuterias. Ela diz que pretende, de início trabalhar em uma empresa do setor de confecção para adquirir capital para montar o seu próprio negócio. “Para isso, me desloco da cidade de Timon, no Maranhão, todos os dias às 5 horas da manhã para poder freqüentar as aulas do curso. Não vejo a hora de receber o certificado do Senai”, diz Cássia, esperançosa.

O presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário Calçados e Artefatos de Tecidos de Teresina (Sindivest), Francisco Marques de Melo, destaca a importância de cursos como este para o setor no Piauí. “O Estado possui centenas de empresas e gera milhares de empregos em toda a sua extensa cadeia e o Piauí se destaca na qualidade de sua produção. É um mercado desafiador e carente de mão-de-obra, por isso a importância de cursos como os que o Senai oferece”, diz Francisco Marques.

Para o diretor regional do Senai do Piauí Ewerton Negri Pinheiro, “Essa é uma oportunidade da comunidade se qualificar gratuitamente. Ao término do curso, nossos alunos estão aptos para trabalhar em indústrias do setor”, afirma Ewerton Negri Pinheiro.

“A perspectiva dos cursos de formação profissional do Senai do Piauí, para qualquer setor industrial, é o foco nas demandas do mercado de trabalho, ressalta o presidente da Fiepi e do Conselho Regional do Senai-PI, Antônio José de Moraes Souza. Segundo ele, o curso de operador de máquina de costura complementa a formação profissional oferecida pela instituição à cadeia produtiva do vestuário.


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa