21 de mar. de 2009

Entidades realizam Fórum voltado para o setor de couro, calçado e artefatos

Uma palestra voltada para o segmento de Couro, Calçados e Artefatos do setor sobre as tendências da moda para o próximo ano., aconteceu na noite desta segunda-feira (16), no auditório do Sebrae no Piauí. O evento integra o Fórum de Inspirações para Calçados e Artefatos – Verão 2010 idealizado pela Assintecal. A palestra foi proferida pela designer Tatiana Souza.

Na ocasião, Tatiana Souza, apresentou as inspirações para o verão do próximo ano, que foram definidas pelo Núcleo de Design da entidade e pelo Núcleo de Apoio ao Design do Senai, sob a coordenação do estilista de renome internacional Walter Rodrigues. As inspirações são o resultado de um amplo trabalho de pesquisa iniciado em setembro de 2008...


O Fórum foi direcionado a empresários, profissionais e estudantes de moda de Teresina. Além da palestra, os participantes receberam um catálogo do fórum e visitaram um show-room com calçados e acessórios criados com os temas propostos pelo fórum.

As atividades do Fórum prosseguiram nesta terça-feira (17), com uma Oficina de Criação para os empreendedores atendidos pelo Projeto Artefatos de Couro e Similares do Sebrae no Piauí, realizada no auditório do Cefet, em Teresina.

“O segmento de calçados e acessórios possui em Teresina trinta e sete unidades de produção Esses empreendimentos geram quase trezentos e cinqüenta postos de trabalho. A produção desses micro e pequenos negócios a cada dia torna-se bastante otimista. Um exemplo disso foi à produção peças em 2008 que chegou a quase setecentos mil pares de sandálias e cento e trinta mil bolsas”, disse o gestor do Projeto Artefatos de Couro e Similares do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.

De acordo com a designer de moda, Tatiana Souza, participação das entidades parcerias é muito importante para o crescimento do setor local. Tatiana enfatizou que o mercado piauiense é bastante promissor. Segundo ela a demanda por cursos, treinamentos e consultorias é muito grande. “Por isso, quando fui perguntada por uma jovem estudante interessada na sua capacitação na área, recomendei que ela procurasse o Senai, que tem essa missão”, afirmou.

“O Senai tem a missão de capacitar os empresários, os estudantes e todos aqueles que estão interessados a ingressarem na atividade. O Senai é uma entidade diferenciada e tem a importância de conduzir e repassar as informações para estas pessoas, porque no Estado existe essa demanda, mas é carente de profissionais”, disse Tatiana Souza, acrescentando, que após o fórum algumas pessoas perguntaram sobre cursos de modelagem. Como resposta ela recomendou as mesmas a procurarem o Senai.

Para o Técnico do Senai do Piauí, Raimundo José Fontenele, o Fórum de Inspirações para Calçados e Artefatos em Teresina, faz parte das ações do Programa SENAI de Gestão do Design (PSGD), coordenado pelo DN e com a participação de 7 DRs para o setor.

0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa